Qui, 06 de setembro de 2018, 10:56

Trabalho da UFS é premiado em evento nacional de Neurociências
Projeto foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Fisiologia do Comportamento
"Isso mostra a relevância do que temos feito aqui na UFS", diz o estudante Thiago Henrique (dir.), ao lado do professor Tiago Costa, se referindo à premiação. (foto: pessoal)

O aluno de doutorado Thiago Henrique Almeida Souza, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PROCFIS) da UFS, conquistou o prêmio Juarez Aranha Ricardo na XLI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), que ocorreu em agosto em Santos (SP).

Ele apresentou o trabalho intitulado "Excitotoxic lesion of the medial prefrontal cortex in Wistar rats: Effects on trait anxiety”, sob orientação de Flavia Teixeira e coorientação de Murilo Marchioro, ambos do Departamento de Fisiologia (DFS) do campus de São Cristóvão. Produzido no Laboratório de Fisiologia do Comportamento (Lafico), o trabalho é fruto da tese de Tiago Costa, atualmente professor do Departamento de Educação em Saúde do campus de Lagarto.

De acordo o estudante, esse é um trabalho pré-clínico que investigou a Neurobiologia da Ansiedade. “Participei desse trabalho como coautor na execução dos experimentos auxiliando o professor Tiago e tive a satisfação de poder representar o grupo de pesquisa nesse congresso da SBNeC, apresentando-o numa comunicação oral e numa sessão de painéis”, explica.

“Tendo em vista que esse prêmio envolvia os melhores trabalhos entre os pós-graduandos e pós-doutorandos de universidades do Brasil inteiro, isso mostra a relevância do que temos feito aqui na UFS”, completa.

Para o professor Tiago, “o recebimento do prêmio, além de ser um marco histórico para o nosso laboratório, pois é a primeira vez que ele é recebido por um de nossos alunos, é um reconhecimento do esforço e dedicação de toda equipe envolvida na execução do trabalho”.

Segundo a professora Flavia, o trabalho apresentado é inovador e de valor significativo para a Neurociência do Comportamento. “Existem poucos estudos investigando as bases neurobiológicas da ansiedade como um traço de personalidade e não como uma reação transitória a um agente estressor”, explica.

O artigo foi publicado no periódico "Brain Research Bulletin", em agosto. Acesse aqui.

Sobre o evento

A XLI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento ocorreu entre os dias 22 e 25 de agosto. O congresso dedica três diferentes tipos de premiação, são elas: Medalha Neurociências Brasil (pesquisadores seniores), Prêmio Jovem Neurocientista (graduandos) e Prêmio Juarez Aranha Ricardo (pós-graduandos e pós-doutorandos).

comunica@ufs.br