Ter, 06 de novembro de 2018, 17:38

Três trabalhos da UFS recebem prêmio "Excelência em Fonoaudiologia"
Departamento de Fono de São Cristóvão levou 1ª, 2ª e 3ª colocações em diferentes categorias
O Grupo de Pesquisa em Audiologia conta com 14 participantes. Na foto, o professor Carlos e os estudantes Carlos Henrique, Lívia Caroline, Joanna Kayone e Raissa Valença  (Fotos: Paulo Marques/bolsista Ascom UFS)
O Grupo de Pesquisa em Audiologia conta com 14 participantes. Na foto, o professor Carlos e os estudantes Carlos Henrique, Lívia Caroline, Joanna Kayone e Raissa Valença (Fotos: Paulo Marques/bolsista Ascom UFS)

Três trabalhos da Universidade Federal de Sergipe receberam o prêmio “Excelência em Fonoaudiologia” da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) durante o congresso brasileiro da área ocorrido em Curitiba, em outubro. Os pesquisadores, do Departamento de Fono do campus de São Cristóvão, levaram a 1ª, 2ª e 3ª colocações em diferentes categorias.

O trabalho “Aplicação clínica do dynamic gait index-brasileiro reduzido", do Grupo de Pesquisa em Audiologia, coordenado pelo professor Carlos Kazuo Taguchi, ficou em 1° lugar na área de "Audição e Equilíbrio".

Carlos conta que o foco da pesquisa é em audição e equilíbrio do idoso. “Logo que o trabalho foi iniciado, lá por volta de 2009-2010, começamos a fazer um mapeamento do equilíbrio funcional dos idosos de Sergipe”. O grupo já atuou nas seguintes cidades: Itabaiana, Cedro, Telha, Nossa Senhora das Dores, Laranjeiras e Itaporanga D´Ajuda, na Ilha de Mem de Sá (onde está trabalhando atualmente).

“Também fizemos um mapeamento de alguns asilos, como o Same, o asilo do Rio Branco, Cidade de Deus e o Dona Conceição, em Serra do Machado. Se a gente localiza que o idoso tem risco para queda, a gente vai com o processo, um plano terapêutico. Trabalhamos com ele de quatro a cinco sessões e depois fazemos uma reavaliação para saber como eles ficaram após o trabalho de prevenção”, explica o professor.


A estudante Livia Caroline participa há três anos do grupo de pesquisa e é uma das participantes do trabalho premiado em 1º lugar na área "Audição e Equilíbrio"
A estudante Livia Caroline participa há três anos do grupo de pesquisa e é uma das participantes do trabalho premiado em 1º lugar na área "Audição e Equilíbrio"

Segundo Livia Caroline Menezes, estudante do 8º período de Fonoaudiologia e participante do grupo, parece um trabalho simples, mas que interfere diretamente na vida dos idosos. “Em Laranjeiras, por exemplo, vimos que tinha um grupo muito grande com risco para queda, então fizemos uma intervenção coletiva. Isso melhora a vida deles, não só funcionalmente, mas também a autoestima”.

Para a estudante Raissa Valença, também pesquisadora do grupo, há outro fator importante: o amor pelas pessoas e pelo que se faz. “Não fazemos o trabalho apenas por obrigação, nós vemos amor naquilo, nas pessoas, nos idosos”.

Esta não é primeira vez que o grupo é premiado. “Ano passado, em Salvador, ficamos em 2º e 3 lugares em excelência. Em 2016, pegamos dois prêmios: excelência e menção honrosa; já em 2015 ficamos com outra menção honrosa. Em 2013, esse mesmo trabalho foi destaque e menção honrosa”, diz Carlos Kazuo.


“Não fazemos o trabalho apenas por obrigação, nós vemos amor naquilo, nas pessoas, nos idosos”, diz a estudante Raissa Valença
“Não fazemos o trabalho apenas por obrigação, nós vemos amor naquilo, nas pessoas, nos idosos”, diz a estudante Raissa Valença

2º lugar

O trabalho "Novos parâmetros acústico-articulatórios para a avaliação objetiva da fala na doença de Parkinson", da professora Susana Carvalho (UFS) e do professor Miguel Oliveira Jr da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), recebeu o 2º lugar na área de “Linguagem”.

"Esse trabalho é resultado da pesquisa que desenvolvi durante meu estágio pós-doutoral, entre outubro de 2017 e setembro de 2018. Trata-se da proposição de duas medidas objetivas para avaliar a fala na doença de Parkinson e que podem ser utilizadas tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento da evolução da doença", diz a professora Susana.

Susana explica ainda que, "dentro dessa proposta, as características acústicas das vogais são obtidas e analisadas sem a necessidade de equipamentos sofisticados ou procedimentos invasivos e, para a sociedade, representam um avanço importante em direção ao diagnóstico precoce da doença".


A professora Susana Carvalho é umas das autoras do trabalho "Novos parâmetros acústico-articulatórios para a avaliação objetiva da fala na doença de Parkinson", que ficou em 2º lugar na área de “Linguagem”
A professora Susana Carvalho é umas das autoras do trabalho "Novos parâmetros acústico-articulatórios para a avaliação objetiva da fala na doença de Parkinson", que ficou em 2º lugar na área de “Linguagem”

3º lugar

O estudo “Aleitamento materno e alimentação em uma coorte de lactente com provável Síndrome da Zika Congênita” ficou em 3º lugar na área de "Motricidade Orofacial".

“O trabalho trata do acompanhamento de uma coorte de lactentes nascidos em Sergipe durante surto de microcefalia. As crianças foram seguidas até os 18 meses de vida em consultas de puericultura somadas a avaliações de especialistas e realização de exames complementares”, afirma a professora Andréa Medeiros.

Os dados, conforme a professora, foram coletados de agosto de 2017 a janeiro de 2018 e fizeram parte do mestrado do Programa de Ciências da Saúde da UFS de Aline de Siqueira Alves Lopes, sob a orientação dela e do professor Ricardo Queiroz Gurgel. Contou ainda com a participação de Natália Oliveira Almeida Mangueira (TCC) e de Ikaro Daniel de Carvalho Barreto na análise estatística.


O professor Carlos Kazuo é orientador do trabalho “Aplicação clínica do dynamic gait index-brasileiro reduzido", que ganhou o 1º na área de “Audição e Equilíbrio”
O professor Carlos Kazuo é orientador do trabalho “Aplicação clínica do dynamic gait index-brasileiro reduzido", que ganhou o 1º na área de “Audição e Equilíbrio”

O congresso de Fonoaudiologia

Promovido anualmente pela SBFa, o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia é, segundo Carlos Kazuo, o principal evento científico da área da Ciência. Neste ano, aconteceu junto com o III Congresso Ibero-Americano e o VI Encontro Sul-Brasileiro de Fonoaudiologia, com o tema central “Comunicação e direitos humanos: democratização do acesso às práticas fonoaudiológicas”.

O prêmio Excelência em Fonoaudiologia é dado pela SBFa às pesquisas científicas e ações de extensão que promovam a contribuição dos profissionais de fonoaudiologia à sociedade.

Para saber mais sobre o evento, clique aqui

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Ter, 06 de novembro de 2018, 17:59