Sex, 19 de julho de 2019, 15:30

Situação orçamentária e financeira da UFS
Pró-reitoria de Planejamento esclarece que não há risco de paralisação das atividades acadêmicas

A respeito das informações sobre uma possível paralisação das atividades acadêmicas, a pró-reitoria de Planejamento esclarece:

• O quadro orçamentário e de execução financeira referente às despesas de custeio (serviços e insumos) e de capital (investimentos) difere bastante de uma universidade para outra. No caso específico da UFS, não há, em absoluto, riscos de paralisação das atividades acadêmicas no segundo semestre.
  • Caso o contingenciamento de 30% das despesas discricionárias permaneça até o final do exercício de 2019, haverá o risco de interrupção ou revisão de contratos de pessoal de apoio terceirizado (vigilância, limpeza, apoio administrativo, motoristas etc) e restrições quanto ao pagamento de insumos como água, energia, telefonia etc, por falta de empenho de créditos orçamentários. Se não houver liberação dos limites de créditos disponíveis, a UFS deverá proceder ajustes nos contratos de maior valor, nos últimos meses do exercício de 2019.
  • As universidades, embora tenham a mesma restrição de 30%, possuem orçamentos distintos, razão pela qual o impacto nas despesas correntes tende a ocorrer em períodos (meses) e rubricas diferentes para cada instituição.
  • A UFS dispõe de uma excelente equipe técnica responsável pela aplicação dos recursos liberados, permitindo que o planejamento orçamentário seja executado de modo eficiente, atendendo a todos os princípios da integridade e da boa governança.
  • A gestão superior da UFS reafirma o compromisso inarredável com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, razão pela qual confia plenamente na liberação integral do orçamento antes do encerramento do exercício de 2019.

Pró-reitoria de Planejamento

Atualizado em: Sex, 19 de julho de 2019, 15:45