Ter, 08 de outubro de 2019, 14:30

Três cursos da UFS têm nota máxima no Enade 2018
Outras cinco graduações obtiveram conceito 4
Enade 2018 post para mar ria

Os cursos de Direito, Relações Internacionais e Administração (campus de São Cristóvão) da Universidade Federal de Sergipe tiveram conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018. As graduações de Design, Jornalismo, Psicologia, Serviço Social e Publicidade e Propaganda também se destacaram na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Todas conseguiram nota 4, considerada ‘muito boa’ na escala que vai de 1 a 5.

Essa edição avaliou os alunos dos cursos que conferem grau de bacharel nas áreas das Ciências Sociais Aplicadas. Na UFS, 13 cursos realizaram o exame: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social e Turismo. Foram inscritos um total de 1.945 alunos, sendo 788 ingressantes e 1.157 concluintes.

Segundo Kleber Fernandes, da Coordenação de Planejamento e Avaliação Acadêmica da UFS (Copac), o bom desempenho é resultado de três fatores: envolvimento institucional, envolvimento dos professores e envolvimento dos alunos. “O que temos notado é que a gestão acadêmica melhorou muito. Há uma preocupação dos professores em esclarecer a importância de participar do Enade, de responder a prova de forma honesta. E, por parte do aluno, o reconhecimento da importância da avaliação”, diz.

Ainda de acordo com Kleber, os resultados mostram que a qualidade do ensino na universidade tem melhorado de forma muito rápida nos últimos 10 anos. “Hoje, nós não temos na UFS cursos de terceiro ou segundo níveis; eles são no mínimo nota 3. O número de cursos que são nota 4 ou 5 tem crescido rapidamente”. Exemplo disso é o curso de Administração do campus de São Cristóvão, que saiu do conceito 3 - nota mínima suficiente para o funcionamento - para o conceito 5, considerado ‘excelente’.

O chefe do departamento, Marcos Zambanini, conta que “os alunos de Administração sempre apresentaram um alto nível conhecimento técnico, mas precisavam se conscientizar sobre importância do Enade para o curso e a instituição. Outro ponto frágil era a não familiaridade com as questões do tipo Enade, que exigem muito raciocínio”.

Diante dessa realidade, algumas ações foram desenvolvidas. “Primeiramente, conscientizamos os professores acerca desses aspectos também. Pedimos para que eles entrassem em contato com provas anteriores, tanto de Administração como de outros cursos correlatos. Muitos docentes abraçaram a causa e começaram a trabalhar com os alunos de maneira gradual, falando sobre a importância da prova e aplicando questões”, relata.

Ainda, conforme Marcos, outro aspecto muito importante foi apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que abriu um edital para que bolsistas pudessem dar suporte na área.

Relações Internacionais e Direito mantêm nota máxima

O curso de Relações Internacionais, além de manter nota máxima na avaliação, ficou em 1º lugar em “Conhecimento gerais” e “Específicos” entre as universidades públicas do Nordeste. Para o professor Corival Alves, chefe do departamento, os elementos que contribuíram para o resultado foram o empenho dos professores e, principalmente, o comprometimento dos alunos, não apenas em fazer a prova do Enade, mas durante todo o curso.

Ainda na opinião de Corival, ao reconhecerem as dificuldades e limitações enfrentadas, os estudantes trabalharam para superar os obstáculos e construir para uma formação de alto nível. “Estamos mostrando que formamos profissionais capazes de disputar postos em qualquer lugar do país e do exterior. Mais do que ninguém, os estudantes merecem isso, porque se dedicaram muito”.

Outro curso que manteve o conceito 5 foi Direito. O chefe do departamento Arnaldo Machado, também destaca o envolvimento dos discentes e dos demais atores da comunidade acadêmica. “A qualidade dos nossos alunos contribuiu grandemente para o curso de Direito da UFS alcançar esse excelente resultado. Eles são os maiores responsáveis, é bem verdade, mas não podemos deixar de reconhecer os esforços que se somam nessa equação, dentre os quais se destacam professores, gestores e colaboradores”.

“Obter a nota máxima no Enade reflete o trabalho desempenhado por todos que fazem parte desse propósito: a missão de formar profissionais qualificados e humanos. Atingir esse resultado nos conforta, nos enche de orgulho, pois demonstra que o curso de Direito da única universidade pública do estado está no caminho certo”.

Enade 2019

A edição 2019 do Enade será aplicada no dia 24 de novembro. Na UFS, 1.143 concluintes estão inscritos (confira a lista aqui). Serão avaliados 32 cursos. Apenas os concluintes precisam fazer a prova.

Aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), o Enade avalia o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Ter, 08 de outubro de 2019, 14:41