Qua, 23 de outubro de 2019, 15:03

Curso de Odontologia da UFS comemora 50 anos
Data é festejada dia 22 de novembro
Primeira turma de Odontologia da UFS, formada em 1973. (fotos: arquivo do prof. Walter Noronha, do DOD)

O curso de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe, campus de São Cristóvão, comemora 50 anos de funcionamento no dia 22 de novembro, conforme a Resolução n.º 41/1969. Suas atividades, porém, só começaram em 1970, quando passou a integrar, junto com o curso de Medicina, a Faculdade de Ciências Médicas, antes denominada de Faculdade de Medicina, segundo a página do curso. Nesta sexta-feira, 25, a graduação será homenageada pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Funcionando inicialmente nas dependências do Hospital de Cirurgia, o curso só foi reconhecido em 25 de julho de 1975, dois anos após a formação da primeira turma. Em 1979, passou a compor, junto com outras graduações, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Atualmente, as aulas ocorrem no campus de São Cristóvão e no campus da Saúde, no Hospital Universitário de Aracaju (HU).

O professor Cleverson Trento, chefe do departamento (DOD), conta que, apesar de a graduação ainda adotar um método conservador de ensino, ela é bastante eficiente. “O curso de Odontologia é bem antigo, com muitos professores experientes. Quando entrei aqui, em 2009, já tinha uma filosofia de ensino muito bem estabelecida, conservadora, mas que contém alguns princípios, como grande carga horária teórica e prática, com enfoque na odontologia generalista, que dão bons resultados. Alguns dos nossos professores se formaram aqui; há ex alunos atuando até fora do país. Isso prova a qualidade da nossa graduação”.

O departamento é formado por 26 docentes e 306 discentes ativos, entre eles William Gabriell de Matos. “Fazer parte dos 50 anos é muito engrandecedor, principalmente por saber que temos alunos muito dedicados no que fazem, que nos mostram a qualidade de profissionais que estarão saindo da UFS nos próximos anos”, diz.

Missa em ação de graças.

O estudante ainda comenta que, apesar de alguns desafios enfrentados ao longo da formação, está valendo a pena fazer Odontologia. “Tenho uma felicidade imensa de fazer parte do curso, de ter amigos competentes, que lutam por seus direitos e que me fazem ter certeza que ter escolhido a Odontologia não foi um mero acaso e sim um ímã que me puxou para essa carreira”.

O curso conta com diversas ações de extensão e pesquisa, bem como mestrado e doutorado (este em processo de implantação). “A UFS, apesar de ser pequena, é muito madura e comprometida com ensino, pesquisa e extensão. E o curso de Odontologia seguiu a mesma tendência”, fala.

O campus da UFS de Lagarto também possui o curso de Odontologia, que iniciou suas atividades em 12 de junho de 2009.

Primeira turma

Em artigo, o professor do DOD Walter Noronha conta um pouco da história do curso.

“Diante da necessidade urgente de criação do curso, em dezembro de 1969, a UFS, através do Conselho Universitário como também do Conselho Superior, criou unanimamente o curso de Odontologia, junto ao Instituto de Biologia e a Faculdade de Ciências Médicas, abrindo 10 vagas para o vestibular de 1970. Inscreveram-se 17, dos quais 13 foram aprovados e apenas 10 ingressaram”.

“De início, a universidade solicita da Sociedade Odontológica de Sergipe a indicação de um membro para facilitação dos trabalhos, sendo indicado o cirurgião dentista Fernando Vasconcelos. Assim, concretiza-se o sonho da classe odontológica de Sergipe. 1973 foi o ano de formatura da primeira turma, dando partida à formação de uma pungente e robusta odontologia sergipana”, diz outro trecho do artigo.

Leia o texto completo abaixo da matéria.

Atualizado em: Qua, 23 de outubro de 2019, 15:44