Seg, 04 de novembro de 2019, 13:11

6ª Semana Acadêmico-Cultural da UFS é aberta
Programação vai até sexta-feira, 8 de novembro
Aconteceu, na  manhã desta segunda-feira, a mesa de abertura da 6ª Semana Acadêmico-Cultural da UFS. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Aconteceu, na manhã desta segunda-feira, a mesa de abertura da 6ª Semana Acadêmico-Cultural da UFS. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Foi dada início na manhã desta segunda-feira, 4, a 6ª Semana Acadêmico-Cultural da Universidade Federal de Sergipe (Semac), no auditório da Didática VII, no campus de São Cristóvão.

ACESSE A PROGRAMAÇÃO GERAL DA 6ª SEMAC

O evento contou com a presença do reitor Angelo Antoniolli, do ex-reitor e atual secretário da Educação do estado Josué Modesto e do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Ricardo Henriques, atual superintendente executivo do Instituto Unibanco, que encabeçou a conferência de abertura com o tema "Os desafios da sociedade do conhecimento: o papel da educação púbica e do ensino superior".

Ricardo Henriques, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atual superintendente executivo do Instituto Unibanco.

Em sua palestra, Ricardo afirma que o futuro não é tão longínquo quanto pensamos e que é necessário tomarmos decisões contundentes hoje para que, "do ponto de vista da sociedade do conhecimento, não assumamos definitivamente a opção de ficar na segunda liga das nações".

Ao citar diversos dados que demonstram a melhora da educação nas últimas décadas, complementa. "Nós temos melhorado, no entanto, não na velocidade necessária [...]. Ao longo da nossa história, a sociedade brasileira naturalizou a desigualdade. O desafio que se coloca de dar centralidade ao enfrentamento da desigualdade é mudar o paradigma da ideia de carência e passar a ver que a diversidade não é uma fraqueza, ao contrário, é nossa força".

Jean Augusto Conceição de Souza, aluno do 4º período de bacharelado em Geografia.

O aluno Jean Augusto Conceição de Souza, do 4º período do curso de bacharelado em Geografia, disse que espera uma Semac ainda melhor que as anteriores. "Observei na programação que há uma quantidade de eventos de carga científica muito grande, abrangendo todas as áreas. Acredito que será muito proveitoso para os alunos", conta.

Maria Alice de Menezes Torres, aluna do 4º período de bacharelado em Geografia.

Maria Alice de Menezes Torres, também do 4º período de bacharelado em Geografia, compartilhou suas expectativas para o evento. "São as melhores possíveis. A Semac é o evento onde você pode ter dimensão de tudo que está sendo produzido na universidade. Em um momento tão crítico, onde dizem que não produzimos ciência, a Semac prova, exatamente, o contrário".

Reitor Angelo Antoniolli, ao centro.

O reitor Angelo Antoniolli, que compôs a mesa do evento, explicou qual o significado prático da Semac. “A Semana Acadêmica, para nós, é uma espécie de prestação de contas. Aqui, vamos discutir a qualidade do nosso ensino na graduação, da nossa pesquisa da pós-graduação e da nossa extensão. Então, nós paramos uma parte das nossas atividades acadêmicas para nos concentrar em outras, que é a avaliação do nosso trabalho, para compartilhar os saberes gerados aqui dentro”.

Programação

Este ano, a Semac receberá o XI CBA Congresso Brasileiro de Agroecologia – Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na democratização dos Sistemas Agroalimentares. Saiba mais sobre o evento aqui.

Os cursos e eventos da Semana Acadêmica são promovidos pelas pró-reitorias, observatórios sociais, departamentos, centros, campi e o Codap. Dentre eles, estão: 29º Encontro de Iniciação Científica, 7º Encontro de Iniciação à Extensão, 11º Encontro de Pós-Graduação e 11º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Ter, 05 de novembro de 2019, 09:58