Sex, 05 de junho de 2020, 21:56

UFS promove curso sobre governança corporativa e gestão pública
Evento aconteceu nos dias 28 de maio e 2 e 4 de junho

O Comitê de Gestão do Programa de Integridade da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com o Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap), promoveu mais uma ação online durante o período de pandemia. Dessa vez, foi o curso “Governança Corporativa e Gestão Pública”, que aconteceu nos dias 28 de maio e 2 e 4 de junho. Mediado pela advogada e professora Juliana Aschar, o evento objetivou promover a reflexão sobre governança pública voltada à execução de ações para o alcance do bem comum, enquanto papel preponderante do Estado.

“A UFS dá um passo significativo no aprimoramento de seu Sistema de Governança ao promover essa capacitação. Mostra, indiscutivelmente, seu compromisso institucional em entregar, cada dia mais, melhores serviços para a sociedade. Foram 3 dias ricos em troca de conhecimento, re(análise) de possíveis pontos de evolução na governança e na gestão e no planejamento para ações futuras”, diz Juliana.

Advogada, consultora e professora, Juliana Aschar foi servidora e gestora pública na Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais por onze anos. (Foto: Karina Coutinho/TCE-MG)

Além de uma compreensão conceitual do tema, os participantes (gestores da UFS e estudantes do Profiap) discutiram questões práticas específicas da organização. Com duração de 6 horas, as aulas EAD foram divididas em três blocos de 2 horas cada.

“O Comitê de Gestão do Programa de Integridade pretende cumprir adequadamente suas funções ligadas ao plano de integridade, bem como difundir a cultura da ética e integridade na Instituição, fomentando boas práticas de gestão, que tendem sempre a diminuir os riscos das atividades desenvolvidas pelos setores da UFS”, enfatiza o coordenador do Comitê de Gestão do Programa de Integridade, Fred Amado.

Para a coordenadora do Profiap e também uma das organizadoras do evento, Thaís Ettinger, a ideia é que o Profiap esteja ao lado do comitê, apoiando e dando todo o suporte necessário ao alcance de um objetivo comum: uma gestão pública cada vez mais eficiente e íntegra. “Somos um mestrado profissional em Gestão Pública, o que não poderia ser melhor para os nossos alunos em termos de prática, já que eles vivenciarão de perto a implantação de um programa de integridade. Esse é o meu desejo não só como coordenadora do programa e servidora pública, mas, também e, acima de tudo, como cidadã”.

Fred Amado é coordenador do Comitê de Gestão de Integridade (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Na opinião de Juliana, todas essas ações impactarão em relevantes mudanças ou aprimoramentos, que permitirão que a universidade maximize os seus resultados institucionais. “Em tempos de pandemia, ressalto que a UFS dá um exemplo para outras instituições, especialmente por mostrar que sempre é possível melhorar, independentemente das dificuldades”.

Sobre o Comitê

Segundo Fred Amado, o Comitê de Gestão de Integridade, que foi instituído em 2018, atua em várias frentes. “Dentre elas, a promoção da cultura ética e integridade na UFS, bem como na elaboração e monitoramento do plano de integridade da Universidade. Uma das ações recentes do Comitê foi a elaboração do Plano de Orientação e Treinamento dos Servidores da UFS no Âmbito do Programa de Integridade para 2020. O curso em referência foi uma das ações prevista no plano”, conta o coordenador do Programa de Integridade na UFS.

Outras ações estão previstas para este ano. O próximo curso acontecerá nos dias 16 e 18 de junho, e falará sobre adequação do setor público à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Conheça também o Plano de Integridade da UFS.

Currículo

Juliana é advogada, consultora e professora em cursos de graduação, pós-graduação, cursos de extensão e curta duração. Foi servidora e gestora pública na Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais por onze anos. Também é palestrante e idealizadora de projetos envolvendo políticas de promoção da integridade pública e privada, compliance, ética, prevenção de irregularidades, investigações internas, combate à corrupção, controles internos, controle social e transparência há vinte anos.

Atualizado em: Sex, 05 de junho de 2020, 22:22