Sex, 26 de junho de 2020, 12:07

Aluna de Artes Visuais é selecionada para maior exposição de arte têxtil contemporânea da Espanha
Obra "Maria, Madalena, Marielle – Parem de nos Matar” aborda o feminicídio no Brasil
Detalhes da obra "Maria, Madalena, Marielle – Parem de nos Matar”, selecionada para participar da exposição Art Al Vent, na Espanha (fotos: arquivo pessoal)

A aluna Shirley Melo, que atende pelo nome artístico de Bruxxa, do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Sergipe, teve o seu trabalho selecionado para participar da Art Al Vent, maior exposição de arte têxtil contemporânea da Espanha. A obra "Maria, Madalena, Marielle – Parem de nos Matar” une técnicas como o crochê, o bordado e a pintura acrílica, e aborda “uma inquietação pessoal diante do quadro alarmante de desigualdade e de violência contra mulheres no Brasil”.

Segundo a artista, a proposição da obra partiu de elementos do universo feminino, envolvendo o corpo, a identidade e a memória, possibilitando, através de suas texturas, uma experiência sensorial. “O trabalho apresenta nomes de diversas mulheres bordados, a representação de um corpo feminino inacabado que sofre, sangra e morre, sugerindo histórias e identidades de vidas interrompidas pela violência”, explica.

Nomes de várias mulheres foram bordados com o intuito de representar histórias de vidas interrompidas pela violência

O trabalho foi desenvolvido dentro de um projeto de extensão sob a coordenação de Rosane Soares, professora do Departamento de Artes Visuais e Design (DAVD). O projeto envolvia a montagem de uma exposição artística na Biblioteca Central (Bicen) intitulada "Outros Eus", e reuniu trabalhos de alunos com ênfase em temas voltados para as minorias vítimas de preconceitos. Segundo Rosane, “a obra de Shirley Melo foi construída a partir de técnicas historicamente relacionadas ao universo feminino. Trata-se, entretanto, de uma desconstrução da arte têxtil tradicionalmente esperada de uma mulher”.

Para o pró-reitor de Graduação Dilton Maynard, este tipo de trabalho é resultado do esforço dos estudantes e do incentivo dos professores. “A seleção da obra de uma aluna da UFS em um congresso internacional é razão de muita satisfação e orgulho”, afirma.

Até o momento, a exposição Art Al Vent não divulgou o calendário oficial por conta da pandemia de Covid-19. As obras foram enviadas e a organização está, atualmente, aguardando a chegada para que seja feito o catálogo e as datas sejam divulgadas.