Qui, 03 de dezembro de 2020, 18:36

Trabalhos da UFS são premiados no Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola
A 49ª edição do evento aconteceu de forma remota entre os dias 23 e 25 de novembro

Os professores Welington Gonzaga do Vale e Adilson Machado Enes representaram o Departamento de Engenharia Agrícola da UFS na 49ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea). Três trabalhos apresentados conquistaram primeiro lugar, sendo dois na categoria pôster e um na categoria oral.

As pesquisas "Qualidade pós-colheita de tomate caline IPA-06 por meio de processamento digital de imagens” e “Desenvolvimento e validação de um sistema embarcado para monitoramento de operações agrícolas mecanizadas” venceram na categoria pôster, e “Dispositivo portátil para análise de biospeckle laser”, na categoria oral. Em reconhecimento, a comissão organizadora do evento concedeu menção honrosa.

Professor Welington Gonzaga: "isso mostra que a UFS é um centro de excelência em todos os seus cursos". (fotos: Arquivos pessoais)

O professor Welington Gonzaga, chefe do Laboratório de Máquinas e Motores (Lamot), relata que esse resultado mostra que o ensino da universidade é de qualidade. “Para a nossa felicidade, conseguimos levar o Departamento de Engenharia Agrícola (Deagri) ao primeiro lugar em três áreas temáticas. Um grande feito já que isso mostra que a UFS é um centro de excelência em todos os seus cursos”, explica.

O Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea) possui enfoque nas áreas de Construções Rurais e Ambiência (CRA); Energia na Agricultura (EAG); Engenharia de Água e Solo (EAS); Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA); Ciência e Tecnologia Pós-Colheita (CTP); Saneamento e Controle Ambiental (SCA); e Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (Giap).

Professor Adilson Machado: "estamos no caminho certo, contribuindo para a pesquisa científica na UFS e no Deagri"

O professor Adilson Machado, chefe do Laboratório de Prototipagem (Laprot), explicou que esse reconhecimento é muito importante para manter os alunos motivados. “A sensação é de reconhecimento, não só em relação ao meu trabalho, mas também de toda a equipe do Laprot. Já havíamos sido premiados antes nos eventos internos, mas uma premiação em um evento de nível nacional é muito importante porque mostra que estamos no caminho certo, contribuindo para a pesquisa científica na UFS e no Departamento de Engenharia Agrícola”, disse.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qui, 03 de dezembro de 2020, 18:52