Qui, 08 de abril de 2021, 12:03

Servidores da UFS fazem testes de sorologia para a covid-19
Resultado das amostras deve ser liberado em um prazo de quatro a cinco dias
As amostras serão analisadas no Departamento de Farmácia. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Cerca de 50 servidores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram nesta quinta-feira, 8, a testagem sorológica para detectar a presença de anticorpos para a covid-19. Os testes trabalham com coletas de amostras de sangue que detectam se o indivíduo possui anticorpos, ou seja, o resultado aponta se a pessoa já teve contato com o vírus SARS-CoV-2 e se o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença.

De acordo com Danillo Menezes, aluno de pós-doutorado da UFS e um dos responsáveis pela condução da testagem nesta quinta, os exames sorológicos estão ocorrendo na universidade desde julho de 2020. “É feita uma programação e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFS comunica aos setores sobre as testagens dos servidores. Cada setor informa aos seus servidores sobre as datas e horários da testagem”, informa.

Danillo Menezes foi um dos responsáveis pela condução da testagem

Danillo explica que é fundamental fazer o teste, mesmo em pessoas assintomáticas. “Algumas pessoas não sabem que estão infectadas e acabam sendo fontes de transmissão em seus locais de trabalho e suas residências. Com o resultado do exame, elas podem tomar os cuidados necessários para diminuir a propagação da doença”, comenta.

Resultado

Ele destaca também que aqueles que obedeceram aos critérios e já conseguiram tomar a vacina terão o resultado do teste como sendo positivo. “A vacina é feita com proteínas do vírus. O sorológico dará positivo porque o corpo produz os anticorpos após a vacina. Por isso, nesses casos, é importante fazer o exame RT-PCR, colhendo uma amostra das secreções respiratórias do paciente e posteriormente tentando identificar a presença desse vírus”, detalha.

Uma nova testagem será programada pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

As amostras de sangue coletadas durante a testagem na UFS são processadas na própria universidade, no Laboratório de Hematologia e Toxicologia do Departamento de Farmácia, e o resultado sai em um prazo de quatro a cinco dias.

Satisfação

Uma das pessoas testadas nesta quinta-feira foi a auxiliar administrativa Maria Helena Mendonça. “É uma iniciativa muito boa da universidade, que está procurando melhorias para seus servidores. Além disso, tenho total confiança no laboratório da UFS. Estou muito satisfeita por poder fazer o teste em meu local de trabalho”, declara.

Cerca de 50 servidores da UFS realizaram a testagem sorológica

Quem também participou da testagem foi a servidora Cristiane Oliveira, do Departamento de Morfologia. “Já é a segunda vez que faço o teste na UFS e isso é muito importante, porque, com o retorno gradativo das nossas atividades presenciais, é bom que todos sejam testados e tomem os cuidados devidos, traz mais segurança para quem está trabalhando”, lembra Cristiane.

A próxima testagem sorológica de servidores ocorrerá em breve. O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFS está programando a ação e os setores serão comunicados sobre as datas, horários e quantidades de exames disponíveis.

Andreza Azevedo

Atualizado em: Qui, 08 de abril de 2021, 12:32