Ter, 09 de novembro de 2021, 10:59

Cartilha explica funcionamento das cotas étnico-raciais na UFS
Material orienta candidatos às vagas reservadas por lei para pessoas negras e indígenas

Para ajudar os candidatos a fazerem a opção correta no ato de inscrição, a Universidade Federal de Sergipe lançou uma cartilha de orientação sobre as reservas de vagas para pessoas negras e indígenas, as chamadas cotas étnico-raciais.

A cartilha traz explicações objetivas sobre quem tem direito às cotas, como elas devem ser solicitadas, como funcionam as bancas de heteroidentificação e qual a quantidade de vagas reservadas na instituição.

Design: Chrisley Luiz Santana / Decav

“Queremos melhorar a promoção do acesso àqueles que têm direito às cotas, combatendo a desinformação e, ao mesmo tempo, buscando otimizar os processos de avaliação”, explica o reitor Valter Joviniano.

Aprovadas pelo Conselho Universitário (Consu), as cotas vigoram na UFS desde 2010 e já promoveram o acesso de mais de 20 mil alunos na Graduação presencial.

A UFS conta ainda com reservas de vagas na pós-graduação e nos concursos públicos para servidor técnico administrativo e docente. A adesão a qualquer delas deve constar no ato de inscrição do candidato.

O material está disponível aqui apenas para visualização e aqui para download. O material foi produzido pela equipe da Decav, com informações das diversas pró-reitorias envolvidas no processo.

Atualizado em: Qui, 11 de novembro de 2021, 11:07