Sex, 20 de dezembro de 2013, 10:22

Reveja os fatos que marcaram a UFS durante o ano de 2013
Reveja os fatos que marcaram a UFS durante o ano de 2013
Solenidade de inauguração da climatização das didáticas (à dir. reitor Angelo).
Solenidade de inauguração da climatização das didáticas (à dir. reitor Angelo).
Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política foi um dos eventos da I Semac.
Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política foi um dos eventos da I Semac.
Ministro Ayres Britto (esq.) confere palestra na UFS sobre 25 anos de democracia
Ministro Ayres Britto (esq.) confere palestra na UFS sobre 25 anos de democracia

Os destaques são os 45 anos da UFS, 1º ano de gestão de Angelo e adesão ao Sisu


Terminando mais um ano, o Portal UFS produz mais um balanço dos acontecimentos que marcaram a Universidade Federal de Sergipe. Dentre os destaques de 2013, estão o aniversário de 45 anos da UFS, o primeiro ano de gestão dos professores Angelo e André, a climatização das didáticas, a parceria entre a UFS e a Cisco Systems no projeto de telemedicina, a adesão ao Sisu, a reforma do Resun e o resultado da avaliação dos cursos de pós-graduação pela Capes.


Veja abaixo os detalhes:


45 anos da UFS


A Universidade Federal de Sergipe completou, no dia 15 de maio, 45 anos com cinco campi, investimentos em ensino, pesquisa e extensão, apoio a políticas afirmativas e um crescimento cada vez mais consolidado. Criada oficialmente em 1968, a UFS é proveniente da criação da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Química (1948), seguida da Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950), Escola de Serviço Social (1954) e Faculdade de Ciências Médicas (1961).


Atualmente, a UFS está presente nos municípios de São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana e Lagarto, ofertando 5.500 vagas em 106 opções de curso. Além disso, há 14 polos de educação a distância nos seguintes municípios: Arauá, Brejo Grande, Estância, Japaratuba, Laranjeiras, Lagarto, Poço Verde, Porto da Folha, São Domingos, Carira, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Propriá e São Cristóvão. Já na pós-graduação, a UFS disponibiliza 57 cursos stricto sensu, sendo 11 de doutorado e 46 de mestrado.


Com o objetivo de democratizar o acesso à educação de ensino superior, a UFS adotou a política de cotas sociais a partir do processo seletivo 2010. Com a Lei de Cotas instituída pelo Governo Federal, em 2012, do número total de vagas, 50% são destinadas a estudantes das redes públicas municipal, estadual e federal de ensino. Destas, 14,8% são destinadas a estudantes de baixa renda per capita. Há ainda uma vaga destinada a candidatos portadores de deficiência em cada curso presencial.


A qualidade no ensino também se reflete através do Colégio de Aplicação (Codap), que atende alunos do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série) ao 3º ano do ensino médio.


Visite a página especial dos 45 anos da UFS.


1º ano de gestão de Angelo


Pró-reitores, diretores de Centros, membros da administração da UFS e outros servidores para a apresentação do balanço realizado pelo professor Angelo Roberto Antoniolli sobre o primeiro ano de sua gestão como reitor, que tem como vice-reitor o professor André Maurício. Veja mais aqui.


Em comemoração ao primeiro ano do mandato, a administração da Universidade Federal de Sergipe lançou página na internet celebrando a data. No espaço está disponível um balanço das principais ações da gestão, como forma de manter a transparência,além de fornecer uma prestação de contas para a comunidade acadêmica sobre as atividades que foramdesenvolvidas ao longo dos últimos doze meses.


Conheça a página oficial do primeiro ano de mandato.


Ayres Britto na UFS


O primeiro aniversário da gestão atual da UFS, composta pelo reitor Angelo Roberto Antoniolli e seu vice André Maurício Conceição de Souza, foi comemorado no dia 22 de novembro, com a palestra “25 Anos de Plenitude Democrática”, proferida pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto. O evento foi realizado no auditório da Reitoria, em São Cristovão, e contou com a participação de alunos, professores e técnicos administrativos.


Ex-aluno e ex-professor da instituição, o sergipano Ayres Britto falou sobre democracia e corrupção. Aposentado do Supremo Tribunal Federal, o ministro disse em sua palestra que a democracia voltou a “dar as cartas” na Constituição de 1988. Segundo Ayres Britto, “a democracia é um princípio das bases” e, portanto, “é difícil de ser mantida, porém melhora as virtudes e os méritos do cidadão”. Leia mais aqui.


I Semana Acadêmica


Entre os dias 4 e 8 de novembro foi realizada a I Semana Acadêmico-Cultural da Universidade Federal de Sergipe. A semana contou com atividades em todos os campi e promoveu exposições interativas e transdisciplinares, como congressos, seminários e exposição de banners, enfocando as produções dos Centros Acadêmicos e dos Órgãos Especializados e Suplementares e dos Eventos Acadêmicos, como congressos, seminários, exposição de banners, dentre outras ações.


A Semana de Arte, Cultura, Pesquisa, Ensino e Extensão da UFS acontecerá todos os anos, com o objetivo de integrar as ações artístico-cultural-científica da universidade com a sociedade sergipana. Todas essas atividades acadêmicas aconteceram de maneira integrada com a apresentação de espetáculos de dança, mostras artísticas, música, corais e cinema, compondo a face artístico-cultural deste evento e estimulando o encontro da Universidade Federal de Sergipe com a sociedade sergipana. Leia mais aqui.


Telemedicina em Lagarto


A dificuldade no acesso aos serviços médicos, pelas populações de cidades distantes dos grandes centros, pode ser reduzida a partir da implantação de um sistema inaugurando em novembro no campus de Lagarto. Trata-se de um projeto-piloto de telemedicina – atendimento médico via telepresença –, que visa à aproximação entre profissionais da saúde das cidades de Lagarto e Tobias Barreto e especialistas do Hospital Universitário da UFS, em Aracaju – a primeira etapa prevê a interação de profissionais na especialidade de pediatria.


O projeto faz parte do programa global de responsabilidade social da empresa norte-americana Cisco Systems. Denominado “ConnectedHealthyChildren”, o projeto combina os esforços da UFS, instituição reconhecida pela excelência em Ciências Médicas, e dos prestadores de assistência médica nos municípios envolvidos. Conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde e das prefeituras das cidades de Tobias Barreto e Lagarto. Leia mais aqui.


Climatização das didáticas


A partir do dia 21 de outubro, início do semestre letivo 2013.2, as didáticas I, III, IV, V e VI no campus de São Cristóvão passaram a funcionar com os equipamentos de refrigeração.


Com a climatização das seis didáticas, 157 salas de aula receberam aparelhos de ar-condicionado modelo split. Além delas, 28 salas administrativas, 15 mini-auditórios e 3 laboratórios foram contemplados com equipamentos de refrigeração. Leia mais aqui.


In memorian


- Ângela Maria Carvalho Souza


No dia 2 de outubro, ocorreu, na Igreja de São Pedro e São Paulo, no bairro 13 de Julho, a missa de 1 ano do falecimento da professora Ângela Maria Carvalho Souza. Docente aposentada do Departamento de Ciência da Computação, esteve à frente da Coordenação de Planejamento Acadêmico (Copac), do Colégio de Aplicação (Codap) e do Departamento de Administração Acadêmica (DAA).


- Antonio Carlos Carvalho Barreto


No dia 30 de agosto, veio a falecer o professor Antonio Carlos Carvalho Barreto. Docente da UFS desde 1983, Antonio Carlos era lotado no Departamento de Biologia (DBI), no campus de São Cristóvão. Desempenhou várias funções administrativas, incluindo a chefia do departamento. Ele ministrava as disciplinas Educação Ambiental, Estágio Supervisionado em Educação Ambiental e História e Filosofia das Ciências Biológicas.


- Celso Donizete Cruz


Faleceu no dia 21 de janeiro, o professor Celso Donizete Cruz, do Departamento de Letras do campus de Itabaiana. Na Universidade Federal de Sergipe desde 2006, era membro do GeFeLit (Grupo de Estudos em Filosofia e Literatura). Ministrou, entre outras, disciplinas de Literatura Portuguesa, Filologia Românica, Filosofia da Linguagem, Língua Latina e História da Língua Portuguesa. Entre seus trabalhos, destaca-se uma tradução direta do alemão da obra A metamorfose, de Franz Kafka. Ele graduou-se em Letras (Alemão/Português) pela Universidade de São Paulo (1992), tinha mestrado (2005) e doutorado (2012) em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo.


- Dalva Nou Schneider


No dia 31 de janeiro, mais uma perda para a UFS. Faleceu a professora Dalva, do Departamento de Engenharia Civil. Ela é mãe do professor Henrique Nou Schneider, do Departamento de Computação (DCOMP).


- Danielle Santos


A UFS lamenta também o falecimento em 19 de agosto de Danielle Bispo Santos, 27 anos. Danielle era funcionária da “Boa Mesa”, empresa que prepara, momentaneamente, as refeições servidas no Restaurante Universitário (Resun), até a finalização das obras de reforma nas instalações do restaurante. Danielle estava recebendo os alimentos do Resun quando foi abordada por seu ex-companheiro que a atacou sem chance de defesa. A vítima recebeu os primeiros socorros , mas infelizmente não resistiu aos ferimentos.


- Edvaldo dos Santos César


Faleceu no dia 19 de abril, no Hospital Universitário, o servidor aposentado Edvaldo dos Santos César, que trabalhou no Departamento de Educação Física.


- Felix D'Avila


Faleceu, no dia 10 de setembro, o professor Félix D’Avila, do Departamento de Educação Física (DEF). O professor faleceu na cidade de São Paulo. Seu sepultamento ocorreu na mesma cidade.


- Tácio Oliveira Silva


No dia 31 de julho, quem nos deixou foi o professor Tácio Oliveira da Silva. Era docente na Universidade Federal de Sergipe desde 1º de dezembro de 2011. No semestre 2013.1 estava ministrando as disciplinas "Ciência do Solo I - Pedologia" e "Ciências do solo III: Manejo e conservação do solo e da água".


Exame de Proficiência em Língua Estrangeira


O Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFS (Conepe) aprovou em junho a criação do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Eple). O teste é a forma de aferição de conhecimentos instrumentais em língua estrangeira para candidatos que desejem ingressar em cursos de pós-graduação stricto sensu da instituição.


As provas abordam temáticas relacionadas às grandes áreas de concentração dos programas de pós-graduação da UFS. Para ser aprovado o candidato deve obter média igual ou superior a 7,0. O candidato aprovado terá direito a um certificado em proficiência em compreensão leitura na língua estrangeira com validade de 2 anos.


Visite a página do Eple.


Inglês sem Fronteiras


O Programa Inglês sem Fronteiras (IsF)visa incrementar a elegibilidade dos discentes da universidade à mobilidade internacional a partir do desenvolvimento da proficiência em língua inglesa.


Na UFS, foi implantado o Núcleo de Língua Inglesa como uma das iniciativas do IsF, parceria entre UFS, MEC/Sesu e Capes, em apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).


As aulas são destinadas, prioritariamente, aos alunos de cursos elegíveis ao Programa Ciência sem Fronteiras que atendam ao perfil definido pelo CsF e que estejam cursando (com sua inscrição ativa) o MyEnglish Online -MEO, oferecido também gratuitamente pela Capes.


Em dezembro de 2012 a Universidade Federal de Sergipe foi autorizada a aplicar o TOEFL iBT (Test ofEnglish as a ForeignLanguage - internet-basedtest – teste de inglês como língua estrangeira aplicado pela internet). O primeiro teste na UFS foi realizado em fevereiro e março de 2013.


Leia mais sobre o IsF.


Campanha de voz


As melhores campanhas de Fonoaudiologia do Brasil na área de Voz e Motricidade Orofacial em 2013 foram de profissionais da 4ª Região (AL - BA - PB - PE - SE). Na área da voz, a melhor campanha do Brasil em 2013 na categoria instituição de ensino ficou com a Universidade Federal de Sergipe, organizada pelas professoras Cristiana Lemos Barbosa Furia e Roxane de Alencar Irineu, ambas do campus de Lagarto. Leia mais aqui.


‘Estrelas’ a 33 cursos de graduação


A mais recente avaliação de cursos superiores pelo Guia do Estudante, da Editora Abril, conceituou positivamente 33 cursos da Universidade Federal de Sergipe, dos campi de São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras e Itabaiana. As estrelas (notas) variam de 1 a 5.


Receberam 4 estrelas os cursos de Enfermagem, Fisioterapia (ambos de Aracaju), Arqueologia (Laranjeiras), Administração, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Educação Física, Física, Fonoaudiologia, Matemática, Pedagogia, Serviço Social e Turismo (todos de São Cristóvão).


Já os cursos de Odontologia (Aracaju), Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Sistemas de Informação (Itabaiana), Museologia (Laranjeiras), Agronomia, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia Eletrônica, Engenharia Química, Farmácia, Geografia, Jornalismo, Psicologia, Química, Secretariado Executivo, Sistemas de Informação e Zootecnia (São Cristóvão) obtiveram 3 estrelas. Leia mais aqui.


54 anos do Codap


O Colégio de Aplicação da UFS (Codap) completou 54 anos no dia 12 de agosto. Para comemorar, a instituição promoveu apresentação do Coral AplicaSom e uma mesa redonda intitulada “Codap – 54 anos construindo referência no ensino, pesquisa e extensão no âmbito da educação básica”, com a participação das professoras Marly Maria Santos Pinto e Martha Suzana Cabral Nunes. Além do lançamento da coletânea de textos produzidos por alunos da escola referentes aos 54 anos e uma mostra de artes dos alunos, que ficou exposta no hall da Reitoria.


O Colégio de Aplicação, antigo Ginásio de Aplicação (G. A.), foi criado em 30 de junho de 1959. Em 1968, ao ser fundada a Universidade Federal de Sergipe, o Codap foi incorporado à instituição. O quadro docente do colégio é constituído de 37 professores, entre efetivos e substitutos (8 doutores, 14 mestres, 15 especialistas). No quadro técnico administrativo conta com 12 membros. Leia mais aqui.


Medalhas do Codap


Três alunos do Colégio de Aplicação da UFS (Codap) ganharam medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Lucas Souza Mota, aluno do 2º ano do ensino médio, alcançou o 1° lugar geral na competição de Física e medalha de bronze na de Astronomia, que também premiou Leandra Leal (prata) e Morgan Laudelino (bronze).


Ao longo do ano de 2013 o Codap também recebeu outras premiações, como na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, coordenada pelo professor José Augusto; Olimpíada Sergipana de Química, coordenada pelos professores Gilderman Lázaro e Adjane Costa; e na Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, realizada na UFMG, onde o aluno Lucas Almeida Franco apresentou o projeto “Práticas de leitura”, orientado pela professora Alessandra Pereira Gomes. Leia mais aqui.


Novos cursos de pós-graduação


Enfermagem e Ciências Aplicadas à Saúde são os dois novos cursos de mestrado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).


A Capes atribuiu conceito 3 aos cursos - em uma escala que vai de 1 a 5 -, avaliação considerada padrão para a abertura de mestrados. O curso de Ciências Aplicadas à Saúde é o primeiro a ser ofertado pela UFS no campus de Lagarto e o de Enfermagem é pioneiro na área, e será oferecido no campus da Saúde, em Aracaju. Leia mais.


Também foi aprovado pela Capes em dezembro o mestrado e doutorado em Agricultura e Biodiversidade. Segundo a resolução que cria o programa, o surgimento dos novos cursos é resultado da fusão entre os programas de pós-graduação em Agroecossistemase em Biotecnologia de Recursos Naturais. A extinção desses programas, porém, só ocorrerá após a titulação de todos os discentes matriculados nos referidos cursos.


Sisu na UFS


A Universidade Federal de Sergipe aprovou a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso nos cursos de graduação a partir de 2014. Até então, apenas a nota do Enem era utilizada. Agora, a seleção será exclusiva via Sisu. A decisão foi tomada pelo Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFS (Conepe) em reunião ocorrida em junho. Apenas o curso de Música terá sistema próprio de seleção. Leia mais aqui.


Reforma do Restaurante Universitário


O Restaurante Universitário (Resun) voltou a funcionar no início do semestre letivo de 2013.1. Em reforma desde junho de 2012, a obra entregue em junho deste ano ainda não possibilita o seu pleno funcionamento, pois alguns equipamentos para compor a cozinha do restaurante ainda não estão devidamente instalados.


Assim, para o fornecimento de alimentação aos estudantes, a alternativa encontrada pela gestão da UFS foi realizar um contrato emergencial para produzir e servir as refeições (almoço e jantar). A prioridade é atender os estudantes cadastrados e usuários dos Programas de Assistência Estudantil da Proest que, no momento, perfazem aproximadamente 1.300 estudantes; em seguida, os demais estudantes regularmente matriculados na UFS. Leia mais aqui.


Avaliação Trienal da Capes


Os programas de pós-graduação em Ciências da Saúde (NPGME) e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) receberam conceito 5 na Avaliação Trienal de 2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada em 10 de dezembro. No total, foram avaliados 37 programas da UFS: doze obtiveram nota 4, e o restante nota 3. A avaliação compreende os anos de 2010 a 2012.


Veja a lista de cursos da UFS:


- Programas com nota 5: Desenvolvimento e Meio Ambiente e Ciências da Saúde. O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Renorbio-SE), que faz parte da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), também recebeu conceito 5.


- Programas com nota 4: Ecologia e Conservação, Física, Arqueologia, Agroecossistemas, Biotecnologia de Recursos Naturais, Ciências Fisiológicas, Educação, Ciência e Engenharia de Materiais, Ciências Farmacêuticas, Geografia, Química e Ciências Sociais;


- Programas com nota 3: Zootecnia, Serviço Social, Odontologia, Psicologia Social, História, Letras, Matemática, Filosofia, Geociências e Análise de Bacias – PGAB, Engenharia Elétrica, Ensino de Ciências e Matemática, Educação Física, Engenharia Civil, Recursos Hídricos, Engenharia Química, Biologia Parasitaria, Comunicação, Direito, Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais, Administração, Antropologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Ciência da Computação.


Leia mais aqui.


Marilena Chaui na UFS


O VII Colóquio Nacional Filosofia da História, de tema “História, política e direito”, foi realizado nos dias 14 e 15 de outubro, no auditório da Reitoria. A professora da Universidade de São Paulo (USP) Marilena Chaui proferiu a conferência de abertura do colóquio. Um dos mais renomados nomes da filosofia brasileira, Marilena falou sobre “Heródoto, Tucídides e Aristóteles: o nascimento da prática e da ideia de história”.


Temas como moral, política e religião também foram discutidos no colóquio. Além de Marilena, o evento contou com a participação dos professores Christian Lindberg Nascimento, Saulo Henrique Souza Silva, Oliver Tolle, Marcos Ribeiro Balieiro, Antônio José Pereira Filho, Evaldo Becker, Rodrigo Brandão, Vladimir Oliva Mota, Thomaz Kawauche, Edmilson Menezes, Everaldo de Oliveira, Arthur Eduardo Grupillo Chagas, Sébastien Charles e Maria das Graças de Souza.


Leia mais aqui.


Rádio UFS: menção honrosa


A série produzida pelo Departamento de Farmácia da UFS, através do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social, em parceria com a Rádio UFS FM intitulada ‘A saúde tem remédio, fale com seu farmacêutico’ foi vencedora da categoria jovem jornalista e concedeu à emissora a menção honrosa da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – Fapitec/Se.


Já foram produzidos mais de 20 quadros da série que informa a população sobre o uso racional de medicamentos e como o farmacêutico pode ajudar na correta administração. A série está no ar desde 2011 e conta com o acompanhamento técnico e de roteiro do radialista Helder Santos e edição de José Costa Barreto e Roberto César. A coordenação é dos professores Divaldo Lyra Júnior, Wellington da Silva e Daniel Tenório. Leia mais aqui.


Rádio UFS: prêmio BNB de Jornalismo


‘Cultura popular e desenvolvimento social do Nordeste: das Gravuras de Inverno à Bonita Maria do Capitão’, esse é o tema da reportagem produzida pela jornalista ecoordenadora de programação da Rádio UFS FM, JulianaAlmeida, que venceu a etapa regional (que envolve Piauí, Sergipe, Alagoas e Espírito Santo) do Prêmio BNB de Jornalismo 2012.


A reportagem traz a história de projetos culturais importantes desenvolvidos em Sergipe como o ‘Gravuras de Inverno’ do artista plástico Elias Santos e o livro ‘Bonita Maria do Capitão’ de autoria dajornalista Vera Ferreira e da designer e professora da UFS Germana Gonçalves de Araujo, cujo projeto gráfico foifinalista do Prêmio Jabuti. A solenidade da premiação foi realizada no dia 18 de julho,na cidade deFortaleza e fez parte da programação do XIX Fórum de Economia do BNB que abordou o semiárido brasileiro e odesenvolvimento regional. Leia mais aqui.


Atenção à saúde do servidor


Com o objetivo de integrar os servidores públicos federais e implementar uma Política de Atenção à Saúde do Servidor (PASS), a Coordenação-Geral de Seguridade Social e Benefícios do Servidor da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, criou o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).


O SIASS é um sistema estruturante que possibilita a elaboração de normas, a padronização de procedimentos e a racionalização de recursos utilizando informações para ação, projetos de formação e canais de comunicação. Esse sistema conta com várias unidades espalhadas pelo país, cada uma responsável por desenvolver ações de perícia, promoção à saúde, vigilância dos ambientes e registro dos acidentes de trabalho, nexo das doenças profissionais, readaptação funcional e apoio assistencial para os casos de agravos instalados. Leia mais aqui.


Parceria com Defensoria Pública


A Universidade Federal de Sergipe assinou um termo de convênio com a Defensoria Pública do Estado com o objetivo de criar um Núcleo de Atendimento no Fórum Professor Gonçalo Rollemberg Leite, situado no campus de São Cristóvão, no bairro Rosa Elze.


O convênio tem o objetivo de oferecer estágio aos alunos a partir do quinto período do curso de Direito da UFS, matriculados na disciplina Teoria Geral Processo. O estágio não é obrigatório nem remunerado, mas nele os alunos irão desenvolver a prática forense como atividade complementar, através da orientação jurídica de defensores públicos, designados pela Corregedoria, para atendimento da população de São Cristóvão. Leia mais aqui.


Posse de diretores de centros


A Universidade Federal de Sergipe realizou solenidade de posse de diretores de centros acadêmicos. A cerimônia foi presidida pelo reitor Angelo Antoniolli na Sala de Reuniões e ocorreu em agosto.


No Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) tomou posse como diretor o professor Pedro Leite de Santana, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) professor Antonio Carvalho da Paixão, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) a professora Débora Eleonora Pereira da Silva, no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) a professora Iara Maria Campelo Lima e no Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA) o diretor pró-tempore foi o professor Veronaldo Souza de Oliveira.


Leia mais aqui.


Dia do Servidor


“Todo ano me sinto muito feliz por ser homenageado. Há trinta e quatro anos trabalho com muito amor e dedicação na Universidade Federal de Sergipe”. A declaração do servidor público José dos Santos, que é motorista da UFS, reflete o clima festivo que envolvia os participantes da abertura das comemorações do Dia do Servidor Publico no campus de São Cristóvão(28 de outubro).


As ações têm como objetivo exaltar o esforço cotidiano dos servidores na construção da Universidade Pública. A gerente de Recursos Humanos, Edinalva Caetano, agradeceu o compromisso de cada trabalhador da universidade, já que, segundo ela, se hoje a UFS é uma instituição grande e forte, com representatividade em nível federal, é por causa dosservidores que a compõem. Leia mais aqui.


Implementação do SIGAA


A Universidade Federal de Sergipe realizou completa migração do sistema de dados da graduação para o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).


A implantação do SIGAA foi um importante passo para a modernização da administração acadêmica na UFS. Nnuma ação conjunta do CPD com várias pró-reitorias, a exemplo da Proest, Prograd, Cogeplan, Proad, a UFS implantou durante todo o ano de 2013 novos módulos dos Sistemas Integrados de Administração, o que tem possibilitado a informatização e maior racionalização de atividades importantes na instituição, como a compra dos tíquetes do Resun, a solicitação de equipamentos, solicitação de cópias reprográficas e realização do inventário dos bens da universidade.


Com o novo sistema, graduandos e ex-alunos da UFS terão toda a sua evolução curricular e seus dados cadastrais armazenados de forma mais completa e segura, reparando defasagens do sistema anterior. Leia mais aqui.


Ascom


comunica@ufs.br


Fotos: Schirlene Reis e Adilson Andrade (Ascom/UFS).



Atualizado em: Seg, 06 de janeiro de 2014, 06:57
Notícias UFS