Evento foi realizado no Auditório da Reitoria, no dia do aniversário da UFS
A Universidade Federal de Sergipe completou 46 anos de fundação na última quinta-feira, 15. Em comemoração, a instituição realizou no fim da tarde do mesmo dia, no Auditório da Reitoria, a tradicional Sessão Solene dos Conselhos.
Durante a homenagem foram entregues os títulos de professor emérito aos docentes aposentados que alcançaram posição eminente na pesquisa ou no ensino da instituição. O Conselho Superior (CONSU) aprovou, em sessão realizada no dia 25 de abril, a concessão do título a quatro respeitados docentes que exerceram forte influência no ensino superior de Sergipe. São eles:
Elze Lima Teles
Foi admitida na UFS em 1978, sendo uma das fundadoras do curso de Enfermagem da instituição. Foi chefe do Departamento e coordenadora do Serviço de Enfermagem do Hospital Universitário entre 1991 e 1995. Foi também presidente da Associação Brasileira de Enfermagem e do Conselho Regional de Enfermagem. Aposentou-se em julho de 1995.
José Airto Batista
Foi admitido na UFS em 1978 para exercer a atividade de professor no Departamento de Matemática. Além de exercer a atividade como docente, participou da vida administrativa da UFS exercendo os cargos de chefe do Departamento de Matemática, Diretor do CCET, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Pró-Reitor de Administração, Coordenador Geral de Planejamento, Assessor do Magnífico Reitor e Diretor do Campus de Laranjeiras. Aposentou-se em agosto de 2011.
Jocelino Francisco de Menezes
É mestre em Administração Pública, especialista em Gestão de Ciência e Tecnologia pela UPS e em Análise Organizacional pela FGV. Na UFS foi professor do Departamento de Administração, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Gerente de Recursos Humanos, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Interino e membro do CONSU e do CONEPE. Foi também Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisas de Sergipe.
Wilma Porto de Prior
É Licenciada em História, especializada em Psicologia pela UFS, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas à Educação pela Universidade Federal da Bahia, e Doutora em Estudos Comparados sobre as Américas pela Universidade de Brasília. Foi professora do Departamento de Educação e da Pós-Graduação em Educação da UFS. Na extensão exerceu com competência a direção do CECAC em 1986. Na Pós-Graduação orientou dissertações de mestrado, ministrou disciplinas de Pesquisa em Educação e contribuiu, de forma decisiva, para a consolidação do programa de Pós-Graduação em Educação da UFS.
Solenidade
A solenidade contou com a presença do reitor da Universidade, Angelo Roberto Antoniolli, e do vice-reitor, André Maurício Conceição de Souza. Além deles, o presidente do Conselho Diretor, Eduardo Antônio Garcia, e o presidente da Federação Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas das Instituições Federais de Ensino, Arivaldo José dos Santos, compuserem a mesa para a entrega dos títulos.
Representando os quatro professores nomeados, José Airto Batista assegurou em seu discurso o apreço e carinho que todos eles cultivam pela Universidade, ‘’que com competência e compromisso vem formando profissionais talentosos’’, afirmou. ‘’Somos apenas um instrumento usado para que a Universidade Federal de Sergipe sinalize aos seus professores que eles são peças importantíssimas na educação superior’’, completou.
Segundo o reitor, os homenageados representam o orgulho da casa devido às suas contribuições no que diz respeito à difusão do conhecimento e à democratização da educação. ‘’Essas intervenções são apenas uma dimensão dos frutos que a UFS pode oferecer, instalando-se em regiões, que envolvem dezenas de municípios e muitos milhares de sergipanos’’, apontou Angelo. Em sua fala, ele agradeceu aos professores eméritos, e pediu cada vez mais empenho de todos para que a ‘’Universidade Federal de Sergipe continue a ser esse veículo de democratização da educação e de difusão de avançado conhecimento científico e tecnológico’’, finalizou.
A comemoração recebeu ainda a apresentação do Quarteto de Cordas da Universidade, regida pelo maestro Ion Bressan. O grupo é parte da Orquestra Sinfônica da UFS (OSUFS) e se apresenta com apenas três violinistas e um violoncelista.
Ascom
comunica@ufs.br