Ter, 25 de novembro de 2014, 13:39

Curso de Serviço Social comemora 60 anos
Curso de Serviço Social comemora 60 anos

Comemorações ocorrem hoje (25) e amanhã (26)


Em meio à 2ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac), o Departamento de Serviço Social (DSS) dá continuidade às comemorações alusivas aos 60 anos do curso na UFS. Nos dias 25 e 26, das 16h às 20h, acontecerão rodas de conversa com professores aposentados, na didática VI, salas 103 e 100, respectivamente.


Neste momento de celebração dos 60 anos do curso, professores que já passaram pela instituição recordarão sua história e debaterão sobre temas pertinentes à área, seguindo a proposta da Semac, de articular a produção de conhecimento, ensino e extensão. O tema da primeira roda de conversa será “Serviço Social e Formação Profissional: Desafios do Ensino, Pesquisa e Extensão” e a segunda versará sobre “Serviço Social, Formação e a Organização Política da Profissão”.


Os encontros têm por objetivo ampliar o debate contemporâneo do curso e seus desdobramentos ao longo de mais de uma década de existência, divulgação e promoção acadêmicas. É o que explica a professora Liliádia Oliveira Barreto, coordenadora da Comissão Organizadora do evento. “A proposta é resgatar a história viva do curso e trazer esse conhecimento para os estudantes”, conclui.

O curso
O Curso de Serviço Social foi implantado em Sergipe em 1954 através da Escola de Serviço Social e, juntamente com outras cinco escolas de ensino superior, deu origem à Universidade Federal de Sergipe, em 1968. Atualmente, a universidade conta também com o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, que oferece mestrado na área.


“O curso tem contribuído para formar profissionais capacitados para atuar na realidade, através de políticas sociais, como assistência à saúde e à educação”, explica a professora do DSS, Maria Conceição Vasconcelos. Para ela, a UFS tem desempenhado bem seu papel de incentivar a pesquisa para que o profissional possa fundamentar sua intervenção na realidade. “É uma profissão que luta pela cidadania, pela ampliação dos direitos dos cidadãos”, acrescenta.


A aluna Iris Karine dos Santos, que participa do Programa de Educação Tutorial (PET) Serviço Social, conta que o curso lhe permitiu fazer compreensões acerca do mundo à sua volta e desenvolveu seu poder de crítica. Além disso, reforça que as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão são essenciais à formação acadêmica, pois “possibilita a ampliação de horizontes para além da sala de aula, permite o aprofundamento da discussão de temáticas que podem ser pouco abordadas no decorrer do curso, bem como desperta no aluno um interesse maior, seja pela a profissão em si, seja para seguir no processo de qualificação profissional”.


O Departamento conta com 21 professores, dos quais 18 são efetivos e 3 substitutos. Anualmente são oferecidas 80 vagas para ingresso na graduação, que tem 421 alunos matriculados. Para o mestrado, os números costumam variar. Em 2014, foram ofertadas 10 vagas, o dobro do ano anterior, e atualmente possui 21 mestrandos.


As atividades da 2ª Semac seguem até a próxima sexta-feira, dia 28. Confira a programação em http://semacademicocultural.ufs.br/.


Ascom
comunica@ufs.br



Atualizado em: Ter, 25 de novembro de 2014, 15:20
Notícias UFS