Após seis anos de funcionamento, o Núcleo de Ciência da Informação (NUCI) foi elevado ao status de Departamento de Ciência da Informação (DCI). A decisão foi homologada pelo Conselho Superior da Universidade Federal de Sergipe (Consu) no dia 31 de julho de 2015.
A novidade traz novas perspectivas para os que compõem o curso de Biblioteconomia e Documentação, já que por meio da departamentalização os estudantes poderão ter acesso à oferta de pós-graduações em nível de especialização, mestrado e doutorado.
Atuação
Os conselheiros presentes na reunião salientaram a atuação do colegiado do NUCI, agora departamentalizado, como detentor de um dos melhores conjuntos de indicadores de qualidade e produtividade acadêmica da UFS, atestado por dados coletados pela Comissão de Avaliação Institucional (Coavi) e comprovados pela última verificação do programa pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).
Também foi elogiada pelos conselheiros a presença dos alunos e egressos nas principais unidades de informação públicas e privadas de Sergipe, demarcando a sensível melhoria na qualidade de serviços bibliotecários e documentais, numa situação de “antes e depois”.
Histórico
O curso de Biblioteconomia e Documentação foi criado pela resolução nº 37/2008 do Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Conepe), em 27 de maio de 2008. Esta resolução aprovou o projeto pedagógico do curso, criado a partir do Programa de Expansão da Universidade, em consonância com o Reuni.
Seu objetivo é “formar profissionais aptos a atuarem no gerenciamento e organização de Bibliotecas e Centros de Documentação, com capacidade para planejamento, assessoria e prestação de serviço em redes e sistemas de informações, de modo a atenderem às necessidades de informação da sociedade em seus aspectos sociais, culturais e científicos”.
Até agora já são cerca de cento e quarenta profissionais Bibliotecários e Documentalistas formados.
Ascom
comunica@ufs.br