Qui, 15 de outubro de 2015, 11:44

Mensagem do reitor aos professores da UFS

Angelo Roberto Antoniolli

Importa quantos somos. Importa como somos. Mas, importa muito mais o que somos. Somos professores. Nem sempre devidamente reconhecidos. Nem sempre expressamente valorizados. Porém, somos o esteio da civilidade. Sem a educação, a sociedade não se teria constituído. A barbárie inicial teria continuado. A educação moldou a sociedade, possibilitou a busca pelo progresso e pelo desenvolvimento. E nós, professores, somos os instrumentos dessa transformação, que é constante e contínua.

Os percalços da vida, estruturais e conjunturais, nos afetam. Todavia, não esmorecemos. Não nos deixamos quedar numa espécie de “zona de conforto” ou numa “zona de conflito”. Não nos acomodamos. Somos de buscas. Somos de luta. Somos como pontas de lança no dinamismo da vida social. Não somos estrelas, mas iluminamos. Espalhamos uma centelha de luz que serve para mostrar caminhos e para definir caminhadas.

No ensino, na extensão e na pesquisa nós colocamos o nosso saber, a nossa dedicação, o nosso entusiasmo, a nossa responsabilidade. Cada um com o seu jeito de ser e de fazer. No entanto, todos com a consciência de que cada pedra que, por ventura, seja encontrada em nossos caminhos, não nos serve de obstáculo, mas, sim, dela nós nos servimos para contribuir na construção de uma sociedade livre, justa, solidária e digna para todos.

Parabéns a todos vocês, caros colegas professores, nesse dia simbólico, que nos é dedicado, mas que por si só não reflete o que somos e o que valemos, no contexto social.

E o nosso agradecimento a todos vocês, que nos têm ajudado a fazer da Universidade Federal de Sergipe uma instituição maior e melhor.

Abraço fraterno,

Angelo Roberto Antoniolli