De 2 a 4/12
O Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Sergipe, em parceria com o Ardico, propõe a realização do I Colóquio Nacional Arte, Cultura e Educação. O intuito é proporcionar um ambiente para o debate sobre arte, cultura e educação, a partir de quatro eixos temáticos:
• Educação, Ciência e Cultura na Universidade;
• Encenação, Educação e Visualidades Contemporâneas;
• Conexões Arte e educação: espaços em trânsito;
• Experiências transversais entre criação e ensino.
O evento acontecerá de 2 a 4 de dezembro de 2015, na UFS e locais parceiros. Contará com a participação gratuita de interessados em acompanhar como ouvintes as atividades, e com inscrição paga para aqueles que desejarem inscrever comunicações orais em algum dos eixos acima.
Vale salientar ainda que o colóquio tem como principais objetivos: refletir sobre a pesquisa em artes, em associação com a práxis pedagógica; potencializar a produção de conhecimento na área de Artes, na UFS, através da legitimação de saberes; promover entrecruzamentos entre áreas de ensino, bem como fortalecer associações e parcerias internas e externas à UFS; criar fóruns de discussão cujas temáticas versarão sobre: educação, epistemologia do professor, epistemologia do educar, avaliação, currículo, práxis artística e práxis pedagógica; discutir sobre o papel da arte para a problematização da pluralidade cultural em nossa sociedade, bem como para promover a interdisciplinaridade; conhecer as pesquisas desenvolvidas por pesquisadores de outras universidades e núcleos de pesquisas para possíveis interlocuções.
A programação está disponível no site www.ardico.com.br
Nota de esclarecimento
Informamos, infelizmente, que a palestra de abertura do I Colóquio Nacional Arte, Cultura e Educação: Equilíbrios tênues foi cancelada por motivos de força maior. O professor cancelou sua vinda por questões graves de saúde na família. Entendemos que não caberia uam substituição de sua fala, mas que a ocasião de encontro é válida e merece estímulos.
Assim, convidamos a artista Patrícia Polayne para uma sala perfomática (ou ainda uma aula-espetáculo). Na oportunidade, a artista articulará experiências pessoias, com músicas e poesias, percorrendo quatro eixos de discussão: ocorrências históricas no entrecruze de gerações em Sergipe; o papel da arte em articulação a acontecimentos do mundo; o aspecto mítico no processo criativo e a relevância do envolvimento com ações culturais, envolvendo comunidades e organizações.
Convidamos toda comunidade a esse brinde.
COORDENAÇÃO:
Profa. Dra. Urânia Maia e Profa. Dra. Maicyra Leão
COMISSÃO CIENTÍFICA E ORGANIZADORA:
Profa. Dra. Urânia Maia
Profa. Dra. Maicyra Leão
Profa. Dra. Lourdisnete Benevides
Profa. Dra. Letícia Mendes Andrade
Profa. Ma. Priscila Teixeira Campos
Prof. Dr. Carlos Mascarenhas
Profa.Dra. Márcia Cristina Baltazar
APOIO:
Suporte administrativo: Adelmo Santos
Secretariado executivo: Lívia Porto e Amanda Gomes
Produção: Lua Morkay
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (079) 2105-6994.
