Seg, 26 de outubro de 2015, 13:39

Equipe de basquete do Codap se destaca nos Jogos da Primavera
Equipe de basquete do Codap se destaca nos Jogos da Primavera
Basquete: Codap nos Jogos da Primavera
Basquete: Codap nos Jogos da Primavera

Alunos concorreram na modalidade sub-17 e garantiram medalha de bronze


A equipe masculina de basquetebol do Colégio de Aplicação (Codap) conquistou o terceiro lugar nos Jogos da Primavera 2015. Concorrendo com sete colégios, o Codap foi a única escola pública a participar da competição na modalidade. Após cinco jogos, os alunos trouxeram a medalha de bronze, depois de nove anos sem levar um título na competição. A equipe jogou na modalidade sub-17. O primeiro lugar ficou com o Arquidiocesano e o segundo com o Instituto Dom Fernando Gomes.


Veja o álbum de fotos de um treinamento da equipe de basquete.


Coordenado pela professora de Educação Física Mariza Alves Guimarães, a escolinha de basquete do Codap conta atualmente com 22 integrantes na equipe masculina, entre alunos do próprio colégio, graduandos da UFS e estudantes de outras escolas públicas.


Trata-se de um projeto de extensão que começou em 2013 a partir da ideia do então estudante de bacharelado em Educação Física Felipe de Souza Brito. Precisando cumprir horas de estágio, o estudante sugeriu a criação da escolinha e se tornou o braço direito da professora Mariza. Hoje, já formado, Felipe ainda atua ativamente como professor voluntário. “O projeto cresceu, a professora está afastada por conta do mestrado e vou continuar com eles. Concilio o projeto com o horário do meu trabalho. Sempre redefinimos os dias, mas o importante é que a escolinha não acabe”, diz Felipe.


Não é feito nenhum tipo de seleção prévia que avalie a habilidade do aluno para o esporte, basta a vontade de aprender. “Não fazemos uma seleção técnica, todo aluno que tem vontade de aprender basquete pode participar. Mas há um acompanhamento da evolução tática e técnica”, explica Felipe.


Os únicos critérios de participação são as notas e o comportamento em sala de aula. “Acompanhamos as notas. Se o aluno tiver nota baixa ou for mal comportado ele não pratica”, revela Mariza. “O objetivo é contribuir na formação deles e não atrapalhar. A nossa escola sempre teve tradição no basquetebol e ficamos muito felizes em saber que isso está voltando. O basquete foi e é importante para o Codap”, complementa.


Luis Victor Nascimento tem 16 anos. Ele conta que entrou na escolinha por influência dos amigos e acabou se identificando. “O basquete é um esporte muito difícil de aprender. Exige muita concentração, o que também ajuda na sala de aula”.


O basquete foi a única modalidade do Codap a participar dos Jogos da Primavera.


Ascom


comunica@ufs.br


Matéria atualizada às 10h54 de 27/10 para acréscimo de informação.



Atualizado em: Ter, 22 de dezembro de 2015, 07:34
Notícias UFS