Apoia/UFS
Na manhã desta segunda-feira, 26, o professor Paulo Ricardo S. Martins-Filho recebeu junto ao Sinodonto/SE, a Menção Honrosa na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) pela pesquisa financiada pela Fapitec/SE a respeito da situação do câncer de boca em Sergipe. Foram homenageados ainda o cirurgião-dentista, Breno de Araújo Batista, aluno do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia/UFS, e as alunas de iniciação científica Sândyla Prata e Camila Mendes.
O estudo, base da dissertação do mestrado do Breno, também foi um dos vencedores do Prêmio João Ribeiro e integrou os projetos executados em parceria com o Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas Públicas (NAPs) e a Secretaria do Estado da Saúde (SES).
De acordo com o Prof. Paulo Martins Filho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia,"incentivos como este e as parcerias realizadas entre a Universidade Federal de Sergipe e outros órgãos públicos são um importante caminho para encontrarmos soluções para os graves problemas de saúde pública em nosso Estado. Infelizmente, Sergipe conta com uma das maiores taxas de incidência da doença no país e apresenta sérios problemas para realização do diagnóstico precoce e início efetivo do tratamento do câncer de boca. Assim, acreditamos que os resultados desta pesquisa, fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFS, poderão auxiliar à sociedade e os gestores quanto ao entendimento deste importante agravo de saúde no estado, no que se refere à importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento imediato dos casos”.
Apesar de apenas 4 anos de existência, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Sergipe tem hoje a grande responsabilidade em gerar recurso humano qualificado para o estado, formando profissionais capazes de construir e produzir conhecimento sobre a realidade local e ensino em Odontologia.
Equipe APOIA