A diretoria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) indicou o professor de Agronomia da UFS Arie Fitzgerald Blank para ser membro titular do Comitê de Assessoramento (CA) durante o período de 1° de setembro de 2014 a 30 de junho de 2017. Em outubro de 2015, o professor foi eleito coordenador do Comitê de Assessoramento de Agronomia (CA-AG) para o período de 1° de dezembro de 2015 a 30 de novembro de 2016. São indicados para os comitês os pesquisadores que se destacam na área de conhecimento em que atuam.
Para Blank, a indicação amplia a visibilidade da universidade e representa o reconhecimento do seu trabalho realizado durante sua vida acadêmica na UFS. “Como somente os melhores pesquisadores do país fazem parte dos CA's, conclui-se que a UFS tem importantes pesquisadores na área de Agronomia”, comenta o professor.
Comitê de Assessoramento
Para analisar, julgar, selecionar e acompanhar os pedidos de projetos de pesquisa e de formação de recursos humanos, o CNPq conta com o apoio de milhares de pesquisadores que constituem sua Assessoria Científico-Tecnológica. Esses pesquisadores, individualmente ou em grupos, têm atribuições específicas e atuam de acordo com suas especialidades.
São mais de 300 pesquisadores, entre titulares e suplentes, selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento. Eles são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD), com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional e têm a atribuição, entre outras, de julgar as propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos.
Os pesquisadores, em áreas do conhecimento científico, pertencentes ao Corpo de Assessores formarão os Comitês de Assessoramento CA, órgãos permanentes, constituídos de titulares e suplentes, que tratarão da demanda espontânea e das ações contínuas, relacionadas com as atividades regulares dos programas de formação de pesquisadores e de estímulo à pesquisa científico-tecnológica.
Com informações do CNPq