Qui, 16 de junho de 2011, 03:37

UFS instala campus em Lagarto

Cinform

Um passo importante para o desenvolvimento da saúde e do ensino superior em Sergipe. Estudantes do município de Lagarto, a 70 km da capital, foram presenteados na tarde desta segunda-feira, 14, com a implantação de mais um campus da Universidade Federal de Sergipe-UFS.

Com a conquista do pólo educacional, o município contará com um campus voltado unicamente para a saúde e que irá oferecer os cursos de nutrição, farmácia, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional. As aulas acontecerão provisoriamente nas instalações do Colégio Estadual Abelardo Romero, cedido e adaptado pelo Governo do Estado até a entrega do campus oficial.

Para 2012 serão ofertados os cursos de medicina e odontologia, dos quais não foram enquadrados nesta primeira fase de implantação porque só foram autorizados pelo Ministério da Educação, no final do ano passado.

O corpo docente do campus saúde contará com 30 técnicos, 11 professores efetivos e 30 temporários em fase de contratação. Espera-se que até o próximo mês o quadro de docência esteja completo.

O terreno onde funcionará o campus oficial foi adquirido através da parceria entres os governos Estadual e Federal cujo investimento será de R$ 60 milhões em obras para viabilizar a construção da infraestrutura. O projeto educacional demorou quatro anos para ser implantado.

De acordo com o governador do Estado, Marcelo Déda, a instalação de mais um campus da UFS representa um ‘salto’ na interiorização do ensino superior e irá abrir novas oportunidades para a juventude do terceiro maior município sergipano.

Para o reitor da universidade, Josué Modesto dos Passos Subrinho, o campus de Lagarto gera um processo de expansão da UFS , tendo em vista que este já é o terceiro pólo da instituição no interior sergipano, integrando-se agora a Itabaiana e Laranjeiras.

Já o prefeito de Lagarto Walmir Monteiro aponta que esta instalação viabilizará a prática dos estudantes nos centros de saúde da cidade e o benefício à população, além de proporcionar uma nova realidade econômica ao município.

Atualizado em: Qui, 16 de junho de 2011, 03:37