Sex, 17 de junho de 2011, 05:23

Propriá dá passo para implantação de pólos da UAB/UFS

Empauta

Em reunião nesta quarta-feira, 18, entre os gestores da Universidade Aberta do Brasil e o prefeito Paulo Brito, foi apresentada uma vistoria institucional do Pólo Propriá

Reunião aconteceu nesta quarta-feira, 18 em Propriá (Foto: Empauta)

Gestores da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFS) se reuniram na tarde desta quarta-feira, 18 com o prefeito Paulo Britto e apresentaram a vistoria institucional do Pólo Propriá. No documento, consta um crescimento, que atinge as metas estabelecidas pela instituição, diante disso, os gestores da UAB pedem apoio para a ampliação do Pólo. Além disso, as atuais instalações se encontram num prédio compartilhado com a Diretoria Regional de Educação do Estado (DRE 6), que não permite acessibilidade aos cadeirantes, tendo em vista que as salas estão localizadas no andar superior e não se enquadram nos requisitos estabelecidos pela UAB.

De acordo com diretor do CESAD/UFS do Pólo de Propriá, professor doutor Antônio Ponciano Bezerra, a instituição também necessita de novas instalações para receber os laboratórios de química, física e biologia. “Este é um dos principais motivos, para que a prefeitura tenha que adequar o local para receber os novos equipamentos modernos e valiosíssimos, insumos, reagentes químicos, novos computadores, móveis e outros acessórios que serão indispensáveis para o funcionamento dos laboratórios”, afirmou.

Diante do que foi exposto, pelos gestores da UAB/UFS, o prefeito Paulo Britto se comprometeu em cumprir em tempo hábil todas as exigências da diretoria do Pólo e já tem em mãos o projeto de ampliação. “A UAB deverá funcionar no CAIC, já que o espaço é suficiente para atender as demandas do projeto. Vamos fazer o possível para cumprir os prazos e as especificações do projeto para avançar ainda mais na qualidade da educação para os alunos do Pólo, mas ressalto que vai demandar um esforço financeiro enorme da prefeitura, tendo em vista que não temos recursos oriundos da educação para este fim", disse Paulo Britto.

Quanto aos alunos do colégio Dom Antônio Cabral, que estão assistindo as aulas no CAIC, por conta de reformas nas instalações da escola, o prefeito fez questão de lembrar que não vai haver problema nenhum. “Na próxima semana estarei reunido com o secretário de estado da Educação, Belivaldo Chagas para ver se o estado resolve de uma vez as questões relacionadas àquela unidade de ensino. Na próxima terça-feira, uma equipe de técnicos da prefeitura e arquitetos e engenheiros da UFS vão fazer uma vistoria no CAIC para ver in loco o que tem que se adequar as exigências da UAB”, frisou Paulo Britto.

Na avaliação do coordenador da UAB/UFS, pólo Propriá, professor Glaedson Novais Pinto, com as novas adequações, o município dá mais uma passo importante para a implantação de um campus presencial da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A UFS já está instalada em Propriá através da UAB, mas, com a construção desses laboratórios, a adaptação ao prédio e a acessibilidade, Propriá dá mais um passo importante para receber um campus presencial da UFS”, comemorou o coordenador.

Em Propriá, a UAB disponibiliza os cursos superiores de licenciatura em Português, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia, além de dois de especialização, (pós-graduação), em Gestão Escolar e Gestão Pública, com ênfase em gênero e raça. Participaram da reunião, o vice-prefeito José Américo Lima, a secretária municipal de Educação, Elenice Reis, o diretor da DRE 6, professor Antônio Nunes e representantes da UAB.

Atualizado em: Sex, 17 de junho de 2011, 05:23