Professores divulgam nota sobre comentários surgidos na imprensa quanto à existência de problemas no curso
Os professores de Arquitetura e Urbanismo, sediado no campus de Laranjeiras, divulgam nota de esclarecimento sobre comentários surgidos na imprensa quanto à existência de problemas no curso. Leia abaixo.
"Curso de Arquitetura e Urbanismo na UFS
Em resposta aos comentários surgidos recentemente na imprensa sergipana alegando a existência de problemas no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS, seus professores vêm a público esclarecer os fatos.
Dificuldades são normais e inerentes a todo estágio inicial de implantação de um curso superior. Atualmente aguardamos um novo posicionamento do MEC/INEP quanto às alterações já promovidas na estrutura curricular e na estrutura física, exigidas na última visita da comissão de avaliação. O curso tem a duração de cinco anos e foi implantado em 2007, portanto, no final deste ano estarão ingressando no mercado de trabalho os primeiros arquitetos e urbanistas formados em uma instituição pública em Sergipe.
O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS tem características diferenciadas, a começar por sua localização em um novo Campus abrigado no antigo Quarteirão dos Trapiches de Laranjeiras (cidade patrimônio arquitetônico e paisagístico nacional), e requalificado com recursos do Programa Monumenta. Estamos em um processo permanente de construção de um Campus aberto à comunidade, sem muros e barreiras, onde a interação com os moradores, espaços, edificações e referências culturais da cidade contribui para a formação complementar destes novos arquitetos e urbanistas. Além disso, alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo formam uma comunidade acadêmica integrada com os cursos de Teatro, Dança, Arqueologia e Museologia, cuja convivência e troca de experiências e conhecimentos, proporcionam elementos e condições importantes para a construção de um curso de excelência.
Contamos com um corpo docente qualificado e comprometido não apenas com o ensino, mas também com projetos de pesquisa e extensão, atividades muitas vezes negligenciadas por grande parte dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Dentre as atividades de pesquisa e extensão está sendo elaborada a documentação do patrimônio imaterial laranjeirense, além de projetos nas áreas de tecnologia, restauração, meio ambiente, informática aplicada, mobilidade urbana, entre outros. Já estão implantados o Laboratório de Conforto Ambiental, o Laboratório da Cidade e o Centro de Tecnologia da Preservação e do Restauro. Esta diversidade de projetos de pesquisa demonstra que buscamos construir uma formação sólida de arquitetos críticos e reflexivos em relação à sociedade em que vivem.
Anualmente são organizadas viagens de estudo coordenadas pelo corpo docente e com ampla participação dos alunos que visitam, conhecem e estudam in loco cidades e arquiteturas referenciais brasileiras. No próximo mês de agosto estaremos visitando Brasília, Belo Horizonte e cidades históricas mineiras. Anualmente é realizada a Semana de Arquitetura e Urbanismo, com palestras, debates e oficinas sobre os mais variados temas, como urbanismo, patrimônio cultural, tecnologia e sustentabilidade. Em anos passados, recebemos professores da UFBA, UFAL, UFPE e UFRN, além de renomados arquitetos e especialistas, brasileiros e estrangeiros, que atuam em diferentes segmentos do mercado de trabalho.
Tudo isso faz da Arquitetura e Urbanismo da UFS um curso único e diferenciado, que atravessa um processo contínuo de construção e aperfeiçoamento em constante diálogo com a Reitoria da Universidade na busca de soluções que o torne uma referência de qualidade de ensino em nosso país, assim como o são os demais cursos ofertados por universidades públicas.
Laranjeiras, julho de 2011
Professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS."