Qui, 04 de agosto de 2011, 04:18

Colóquio Dança e Teatro na Cidade
Colóquio Dança e Teatro na Cidade

O evento acontece nos dias 1 e 2 de setembro


O colóquio “Dança e Teatro na Cidade” acontecerá nos dias 1 e 2 de setembro de 2011 no Campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele é organizado pelo Grupo de pesquisa UFS/CNPQ Arte, Diversidade e Contemporaneidade (ARDICO), nascido nos Núcleos de Dança e Teatro do Campus Laranjeiras da UFS. Por um lado, esse colóquio dá continuidade a eventos anteriores; por outro, ele constitui um evento novo, inscrito em uma política mais ampla.

Em 2009 e, novamente, em maio de 2010, a Professora Dra Ana Angélica Freitas Gois organizou, com sucesso, um colóquio “Dança na UniverCidade”. De certa forma, o colóquio “Dança e Teatro na Cidade” será o herdeiro daqueles dois colóquios anteriores. Mas a situação universitária mudou em abril de 2010 com a criação do Grupo de pesquisa ARDICO pelo Professor Dr. Bernard Charlot, Bolsista PVNS da CAPES (Professor Visitante Nacional Sênior) com missão de contribuir para o desenvolvimento dos Núcleos de Dança e Teatro do Campus Laranjeiras da UFS. Foi desenvolvida uma política que inclui, notadamente, ARDICO, um Seminário de pesquisa, um livro coletivo publicado em maio de 2011, a responsabilidade do eixo Arte no Colóquio Internacional anual do Grupo de Pesquisa Educaçã o e Contemporaneidade (EDUCON), um projeto de Revista eletrônica e a criação de um Colóquio anual dedicado à questão das Artes e do seu ensino, com ênfase particular na Dança e no Teatro.

As próprias características do Grupo de pesquisa Arte, Diversidade e Contemporaneidade esclarecem o que pretende ser o colóquio “Dança e Teatro na Cidade” por ele organizado.

O Grupo de pesquisa ARDICO reúne pesquisadores, professores universitários e estudantes que pertencem às áreas de Dança e de Teatro. Essa dupla referência é voluntária e preciosa. Ela exprime, ao mesmo tempo, a vontade de não se esquecer das especificidades das várias formas de Arte e a recusa de trancar cada forma nas suas particularidades. Além de Dança e Teatro, trata-se de Arte, de duas formas de Arte que têm muito em comum, embora se conteste hoje a noção de “Artes cênicas”.

O Grupo de pesquisa ARDICO estrutura-se em duas linhas: “Arte, Educação, Saúde” e “Práticas de Criação Contemporâneas”; cada uma dessas duas linhas junta vários grupos-projetos. Essa estruturação evidencia a vontade de pensar juntas as questões de Educação ou Formação, já que os Núcleos preparam os estudantes para uma licenciatura de Dança ou de Teatro, e as várias formas de Arte, clássicas ou contemporâneas. A Arte através da Dança e do Teatro, a Educação através da Arte, as formas contemporâneas de Arte e de Educação: esse é o universo do Grupo ARDICO e será, também, o do colóquio “Dança e Teatro na Cidade”.

Por fim, não é por acaso que o título do colóquio valoriza, além de Dança e Teatro, a palavra Cidade, como já fazia o colóquio “Dança na UniverCidade”. Há uma razão local: Laranjeiras, onde fica hoje o campus de Artes da UFS, foi considerado por muito tempo como a Atenas sergipana. Mas há também uma razão menos circunstancial: historicamente, Dança e Teatro são formas coletivas de expressão que cadenciam a vida da Cidade. O projeto de ARDICO e, logo, o de seu colóquio, é também inscrever a atividade artística, universitária, pedagógica, na vida e nos ritmos da Cidade.




PROGRAMAÇÃO



* Quinta-feira 1º de setembro

- 14 horas: abertura oficial

- 15 – 17 horas: palestra de abertura. Profa. Dra. Lilian Amaral (Doutora em Artes Visuais pela USP. Professora, Curadora, Consultora, Artista e Pesquisadora). “Cidade Atravessada: Arte Publica Contemporânea e Educação”. Coordenadora: Profa Maicyra Teles Leão (Núcleo de Teatro, UFS/Laranjeiras).

- 17 – 19 horas: apresentações artísticas

17h00 - “Liah”, Curta Metragem.
Roteiro e direção: Gabriel Lyber e Chris Mattos
Elenco: Gabriel Lyber e Luana Morkay
Local: Auditório
17h10 – “Dança Afro”, Solo de Dança.
Criadora-Intérprete: Michelle Pereira
Local: Auditório

17h25 - “30 minutos é o tempo limite”, Peça de Teatro.
Roteiro e Direção: Nete Benevides
Sonoplastia: Nete Benevides e Gustavo Floriano
Elenco: Anlayse de Sá, Estevão Andrantos, Ewerton Cyborgue Batista e Lina Regina Nunes.
Local: Hall do Campus

18h05 - “Gosto”, Performance.
Performer: Juliana de Jesus
Local: Hall do Campus

18h20- “Olhos de fogo”, Monólogo.
Companhia Risocínico
Atriz: Lidiane Nobre
Direção: Luiz Carlos Dussantus
Local: Hall do Campus

18h35- “Canto pra ela”, Espetáculo de Dança.
Rosa Negra Grupo de Dança.
Criadoras-Intérpretes: Renata Carvalho, Izabella Santos,
Grazielle Barreto, Nauã Vieira e Luciana Nunes.
Local: Auditório

- 19 – 21 horas: Mesa-redonda “Dança e Teatro na Cidade: políticas públicas e extensão universitária”. Participantes: Deputada estadual Ana Lúcia Menezes (Presidente da Comissão Educação, Cultura e Desporto), Prof.ª (M.Sc. Márjorie Garrido Severo, Coordenadora do Núcleo de Artes e Design, UFS), Profa Dra Ana Angélica Freitas Gois (Núcleo de Dança, UFS/Laranjeiras), Profa Doutoranda Alexandra Dumas (Núcleo de Teatro, UFS/Laranjeiras). Coordenador: Prof. Mario Resende (Núcleo de Dança, UFS/Laranjeiras), Pro-Reitor dos Assuntos Estudantis.

* Sexta-feira 2º de setembro

- 14-18 horas: Mini-cursos (confirmados)

Os participantes em minicursos “práticos” devem usar roupas adequadas ao trabalho corporal (malha, shorts, colants, etc).

- Ana São José (ARDICO, Profa Mestre, Núcleo de Dança, UFS/Laranjeiras): “Dança contemporânea: um conceito possível?”.
- Cláudia Moraes, (Professora de Artes, Graduada em Artes Visuais, Especialista em Escola e Comunidade): “Metodologia do ensino de história da arte para o ensino fundamental II”.
- Edna Maria Nascimento (ARDICO, Profa Mestre e Coordenadora do Núcleo de Dança, UFS/Laranjeiras): “Estética do contemporâneo: afinal, o que é isso?”
- Ewerton Batista (Graduando do 8º período em Licenciatura em Teatro, UFS/ Laranjeiras.): “Clown: Buscando o seu palhaço interior.”
- George Mascarenhas (Núcleo de Teatro, UFS/Laranjeiras - Doutorando em Artes Cênicas, Formado em Mímica Corporal Dramática pela Ecole de Mime Corporel Dramatique – Paris/Londres ): “Mímica corporal dramática". A mímica corporal dramática é uma técnica para desenvolvimento da expressividade no teatro, criada pelo francês Etienne Decroux. A proposta do mini-curso é apresentar e possibilitar a experimentação dos princípios básicos, através de exercícios técnicos e improvisações.
- Isabella Oliveira Santana (ARDICO, Mestre em Artes Visuais pela Unicamp, Profa. voluntária de Estética e História da Arte no Núcleo de Teatro, UFS/Laranjeiras): "O Corpo e suas Performances no contemporâneo".
- Lavinia Teixeira de Aguiar Machado (ARDICO, Mestre e Doutoranda em Ciências da Saúde pela UFS, Diretora Artística da Academia Sergipana de Ballet): "As Artes na Educação de Pessoas com Deficiência" (o minicurso abarca Dança e Teatro).
- Lilian Amaral (Doutora em Artes Visuais pela USP. Professora, Curadora, Consultora, Artista e Pesquisadora). “Cartografias Colaborativas Urbanas: o caminhar e a percepção como prática estética”. O workshop propõe situações e estratégias para ampliação da percepção estética [multisensorial] tendo a corporeidade e percursos urbanos como elementos para interferir, apropriar e transformar a paisagem [urbana / humana]. Para alunos de teatro, dança, artes visuais, interessados em arte urbana, antropologia, arquitetura, educação. Material: cada participante deve levar uma imagem que estabeleça relação entre si e a cidade: algo significativo para servir como motor de uma conversa no grupo. Cada participante deverá levar uma câmera fotográfica, bloco de desenho, câmera de vídeo ou gravador sonoro.
- Márcia Mignac (Mestre en Dança pela UFBA, bolsista CAPES e Doutoranda do Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, Profa do Núcleo de Dança, UFS/Laranjeiras) “Dança do ventre: uma proposição artístico-política para adolescentes em situação de violência sexual”.
- Natalia Lupinacci Costa (ARDICO, Profa. Mestre no Núcleo de Dança, UFS/Laranjeiras): mini-curso sobre “Postura e alongamento”.

- 18- 19 horas: Arte e espaço público: mostra falada pela Profa Maicyra Leão (Teatro, UFS/Laranjeiras).

- 19 – 21 horas: palestra de encerramento: Profa Dra Tania Mara Vieira Sampaio (Universidade Católica de Brasília), "Ética e estética da corporeidade intérprete" (o termo “intérprete” remete tanto ao ator como ao bailarino) (palestra confirmada: apagar isso). ”. Coordenadora: Profa Jussara da Silva Rosa Tavares (Núcleo de Teatro, UFS/Laranjeiras



Organização: ARDICO, Núcleos de Dança e de Teatro, UFS-Laranjeiras. Contato: bernard.charlot@terra.com.br.



Atualizado em: Qui, 04 de agosto de 2011, 04:20
Notícias UFS