Qua, 04 de janeiro de 2012, 09:46

NPGEO e Unesp têm projeto aprovado pelo CNPq
NPGEO e Unesp têm projeto aprovado pelo CNPq

Projeto tem como objetivo analisar a espacialização de políticas de desenvolvimento para o campo brasileiro


“Políticas públicas de desenvolvimento e apropriação da natureza: terra, água e conflitos socioterritoriais” foi o projeto da UFS aprovado pelo CNPq na Chamada Pública MCT/CNPq/MEC/CAPES - Ação Transversal nº 06/2011 – Casadinho - Procad. O projeto é coordenado pelo professor Eraldo Silva Ramos Filho, do Núcleo de Pós-Graduação em Geografia (NPGEO).


Segundo o professor Eraldo, o projeto tem como objetivo central analisar a espacialização de políticas de desenvolvimento para o campo brasileiro, com ênfase no estado de Sergipe, focando as novas relações de produção engendradas e seus desdobramentos na distribuição e uso de recursos e potencialidades locais geradoras de riquezas, na dinâmica da unidade de produção familiar, nas formas de organização, resistência e permanência da população que vive no/do campo.


“Pretendemos contribuir com as formulações teóricas e metodológicas nas ciências humanas, mediante uma análise crítica das transformações recentes das políticas públicas de apropriação da natureza e dos conflitos socioculturais multidimensionais decorrentes”, esclarece o pesquisador.


O programa Casadinho/Procad apóia projetos conjuntos de pesquisa e fortalece os programas de pós-graduação stricto sensu, além de estimular a mobilidade docente e discente por meio da cooperação entre os grupos de pesquisa de qualquer região do país vinculados a programas de pós-graduação não consolidados e programas consolidados de instituições nacionais de ensino superior e/ou de pesquisa.


O projeto da UFS trata-se de uma cooperação entre docentes e pesquisadores do NPGEO e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)/campus de Presidente Prudente. A aprovação resultou em quatro bolsas – 1 bolsa de pós-doutorado sênior, 1 bolsa de pós-doutorado júnior e 2 bolsas de doutorado sanduíche – e auxílio de R$ 200 mil reais para pesquisa.


Ascom


comunica@ufs.br



Atualizado em: Qua, 04 de janeiro de 2012, 13:25
Notícias UFS