Seg, 23 de janeiro de 2017, 16:55

Recondução de Angelo Antoniolli ao cargo de reitor
Discurso

Nos últimos 10 anos a Universidade Federal de Sergipe passou por mudanças estruturais no âmbito acadêmico e na sua infraestrutura, que resultaram na ampliação dos cursos de graduação e pós-graduação, mudanças estas traduzidas no crescimento das matrículas e na sua constituição como Universidade multicampi.

Como todos sabem a UFS conta, atualmente, com 06 Campi: Campus Sede, Prof. José Aloísio de Campos, aqui em São Cristóvão; Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior, em Aracaju; Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, em Itabaiana; Campus de Laranjeiras; Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho, em Lagarto e o Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória.

Nos últimos dez anos, portanto, a Universidade Federal de Sergipe avançou muito em todos os setores da sua atuação.

E nos últimos quatro anos, ou seja, na nossa primeira gestão como Reitor, procuramos avançar ainda mais. E conseguimos grandes e visíveis resultados, graças ao nosso empenho pessoal em buscar alternativas para a gestão, especialmente no que diz respeito à captação de recursos oriundos de emendas parlamentares, que nos possibilitaram dar passos firmes em termos de obras e equipamentos, mas, também, graças à disposição de todos aqueles que nos auxiliaram na gestão.

Nesses últimos quatro anos, por exemplo, o Campus de Lagarto teve e vem tendo significativos avanços com a construção dos prédios que compõem a sua estrutura, fazendo com que todos os alunos que estudavam numa escola estadual cedida à UFS já fossem abrigados no próprio Campus, em condições satisfatórias. As obras concluídas e em conclusão no Campus de Lagarto demonstram o quanto a gestão atual luta para fazer a UFS avançar.

O Campus de Nossa Senhora da Glória foi implantado provisoriamente em 2015, num momento de grandes dificuldades orçamentárias e financeiras. Porém, o prenúncio da crise não nos demoveu de levar a UFS ao sertão sergipano, a fim de propiciar, através da teoria acadêmica e da prática, melhores condições de vida às comunidades sertanejas.

Destacam-se também as melhorias realizadas na infraestrutura do Campus de Itabaiana, que já eram reivindicadas há muito tempo pela comunidade acadêmica local.

No Campus de São Cristóvão destacam-se obras fundamentais, tanto em termos de espaços destinados à atividade fim da Universidade, como outras obras de infraestrutura da maior importância, a exemplo da nova e moderna estação de tratamento de esgotos. Caminhamos para a construção da estação de eletricidade meia nove, que nos garantirá um aporte maior de energia elétrica com um custo financeiro mensal menor. E ainda avançaremos para outras fontes de energia limpa.

No Hospital Universitário, integrante do Campus da Saúde, obras que estavam paradas há muitos anos, estão em franco andamento. Em breve, teremos outra situação naquele Hospital, destinado ao ensino e à prestação de serviços às camadas mais pobres da população.

Os números da UFS referentes a 2016 informam que a mesma possui 24.312 alunos matriculados nos cursos de graduação presenciais e 2.818 alunos nos cursos de pós-graduação distribuídos entre os Mestrados e os Doutorados. No ensino de graduação a distância são 2.844 alunos matriculados nos polos de São Cristóvão, Nossa Senhora das Dores, Lagarto, Carira, Poço Verde, São Domingos, Propriá, Glória, Japaratuba, Brejo Grande, Estância, Arauá e Porto da Folha.

Para atender as demandas do corpo discente, a Universidade conta com 1.460 professores do quadro permanente, dos quais 1.060 são Doutores.

Nas atividades de pesquisa a UFS possui 329 grupos cadastrados no Conselho Nacional de Pesquisa, que foram responsáveis em 2016 pela apresentação de 1.711 produtos entre artigos, livros, patentes e registros.

As atividades de Extensão e Assistência à comunidade foram distribuídas entre programas e projetos de extensão universitária, programa de treinamento profissional, cursos e eventos de extensão, além de atendimento médico e odontológico. Na área odontológica foram feitos 11.396 procedimentos e na área médica 534.371 procedimentos entre atendimentos e consultas ambulatoriais, cirurgias e exames.

A visão estratégica da UFS tem contribuído não apenas para a geração e difusão do conhecimento, mas, também, e, sobretudo, para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade moderna, sustentável e mais igualitária.

No período de novembro de 2012 a novembro de 2016, tivemos o apoio inestimável deste grande companheiro, que é o professor André Maurício. Formamos uma dupla afinada no manejo da gestão. Agradecemos ao amigo, não apenas pelo apoio na condução dos destinos da UFS, mas, especialmente, pela camaradagem que nos uniu, e que nos tornou ainda mais amigos. Mas, André preferiu tomar outro rumo. Que os seus passos doravante sejam coroados do mais pleno êxito. Muito obrigado, André, pelo que você representou para a gestão e pelo que você representa pessoalmente para este seu amigo.

Estamos, doravante, unidos à professora Iara Campelo, vice-reitora, que terá o encargo de dividir o ônus e o bônus pelos próximos quatro anos. Iara foi escolhida pela percepção que ela tem de uma Universidade moderna, que deve servir a todas as camadas da população. E pelo modo como ela trata as questões educacionais em si, com um olhar sempre diligente voltado para as licenciaturas.

Agradecemos igualmente aos pró-reitores que conosco estiveram e a todos que exerceram qualquer fatia da gestão. Foram todos muito importantes.

Aos pró-reitores que deixaram a gestão, Jonatas, Conceição, Marcus Eugênio e Lúcia, os nossos agradecimentos. Eles muito contribuíram para o sucesso que alcançamos.

Aos pró-reitores que continuam na gestão, Abel, Ednalva e Rosalvo, queremos também agradecer e dizer que estamos noutro momento da gestão, numa nova gestão, com outros desafios e com a visão posta em outras conquistas. Todos precisam estar atentos a isso.

Agradecemos também a todos os que fazem a INFRAUFS. Aos colegas do Gabinete. Aos que integram o comando da EBSERH, à frente do Hospital Universitário. A todos os terceirizados, que também nos ajudam.

Aos pró-reitores que agora se integram à gestão, Aláide, Dilton, Lucindo e Mário Adriano, queremos dizer que confiamos muito no talento e na disposição de cada um. Integrem-se com afinco à gestão, a fim de que continuemos a ser uma equipe unida e operosa. Tempos cada vez mais desafiadores nos esperam. E de todos vocês, os que continuam e os que chegam agora, nós esperamos muito.

Aos demais colaboradores, os nossos incentivos e as nossas esperanças de que temos muito a dar a esta nossa Casa.

Aos técnico-administrativos, ao corpo docente e ao corpo discente o nosso compromisso de lutar por uma Universidade pública e de reconhecida qualidade, que se renove, a fim de atender aos princípios norteadores da sua nobre missão.

Continuaremos a perseguir uma Universidade que seja de todos. Que abrace a todos. Que saia dos seus muros, em todos os Campi, para alcançar os anseios da sociedade. Se nós não conseguirmos deixar para trás os velhos tempos, com certeza, seremos passados para trás. Olhar para o passado somente nos servirá para colher as boas lições que ficaram. Nada mais. Olhar pelo retrovisor não nos serve. Serve-nos ter os olhos fixos no horizonte de desafios e de oportunidades, que devemos vencer e concretizar.

Queremos lutar por uma Universidade que busque alcançar tecnologias de ponta para servir a todos de forma integrada.

Vamos buscar os meios adequados para implementar a chamada cidade inteligente. É a conjugação de esforços para doarmos À UFS o que de melhor houver. O que ela precisa. O que ela merece.

Dentre tudo o que haveremos de realizar, podemos citar os laboratórios de observação social. Através deles, a UFS dará à sociedade sergipana respostas há muito tempo esperadas. Projetos de extensão e de pesquisa poderão nos ajudar a compreender as realidades sociais sempre em mutação.

Por fim, queremos dizer a todos que é chegada a hora de ousar mais. Quem não entender isso, não estará preparado para nos seguir, para avançar conosco. Os nossos umbigos não pertencem à UFS. Logo, não devemos mais nos limitar à pequenez dos nossos umbigos.

À UFS pertencem os frutos sadios do nosso saber, dos nossos ideais, da nossa capacidade de pensar e de realizar.

Contamos com todos. De todos nós a UFS muito espera.

Obrigado a todos. Obrigado por tudo.


Notícias UFS