ClickSergipe
A Universidade Federal de Sergipe obteve a aprovação de dois projetos do edital destinado à participação no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Os projetos pertencem aos campi de São Cristóvão e Lagarto e serão realizados em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Aracaju e de Lagarto, respectivamente. O resultado saiu no DOU de 04/04/2012.
Segundo o diretor geral do campus de Lagarto Mário Adriano, como contrapartida às iniciativas da universidade, o Governo Federal disponibilizará recursos da ordem de R$ 50 mil por curso a serem utilizados pela UFS e seus parceiros para a adaptação da rede para o recebimento dos alunos. Além disso, de acordo com o professor, serão disponibilizadas bolsas para tutores, preceptores da rede e alunos.
“À semelhança do campus de São Cristóvão, o campus de Lagarto inscreveu subprojetos que beneficiarão todos os cursos da saúde e com prováveis impactos nas comunidades de inserção”, informa, por e-mail, o professor Mário Adriano.
O Pró-Saúde/PET-Saúde é um programa do Governo Federal sob responsabilidade da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde. Tem como objetivos a consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho.
O programa pretende reorientar a formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença, e fomentar grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o serviço público de saúde caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde.
Com informações do campus de Lagarto
Fonte: UFS