Seg, 20 de fevereiro de 2017, 16:25

Homenagem ao professor Israel Roberto Barnabé
*Maria Amália Vargas Façanha e Nelcivânia Oliveira Reis

Em 2009, nossa universidade recebia o professor Israel Roberto Barnabé em seu quadro de professores efetivos, através do Departamento de Relações Internacionais, na época, ainda Núcleo de Relações Internacionais. Contribuiu para a consolidação do seu departamento também como vice-coordenador (2010-2012) e como coordenador (2012) com sua vasta experiência como doutor em Ciências Sociais (Universidade Estadual de Campinas/Unicamp), com tese na área de Relações Internacionais, e como mestre em Sociologia (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Unesp). Em 2016, iniciou outra importante etapa como docente do Programa de Pós-Graduação em História da UFS.

Suas pesquisas eram voltadas para as áreas de Relações Internacionais, Ciência Política e Sociologia, atuando principalmente nas linhas de pesquisa: Teoria das Relações Internacionais, Sociologia das Relações Internacionais e Processos de Integração Regional na América do Sul. Era membro do grupo de pesquisa Regional Integration, do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Estocolmo, Suécia. Também era líder do Grupo de Pesquisa “Política Internacional e Processos de Integração” (Cnpq).

Ao ficar à frente da Coordenação de Relações Internacionais (Cori), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap), de 2012 a 2016, dedicou-se ao projeto de internacionalização da nossa universidade. Nesse mesmo período, foi coordenador institucional do Programa Ciência sem Fronteiras na UFS. Sua atuação junto à Cori foi marcada por importantes projetos, dando continuidade a programas, como Brafitec e Ciência sem Fronteiras, aumentando o fluxo de estudantes em mobilidade internacional entre a UFS, Colômbia e França. Sob sua coordenação, o Programa Inglês sem Fronteiras criou importantes parcerias com os departamentos de Relações Internacionais e de Letras Estrangeiras.

No contexto dos intercâmbios, destacamos a dedicação dada pelo professor Israel a todo pedido feito pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proest), dando apoio aos estudantes da UFS e aos estrangeiros que aqui vinham estudar. Dedicou total atenção aos estudantes e a seus familiares, auxiliando-os quanto aos trâmites envolvidos no processo de mobilidade, sempre com muita gentileza e respeito ao cidadão, qualidades tão importantes ao serviço público.

Estreitou laços de cooperação científica, a partir de suas pesquisas, com as renomadas Flacso, Córdoba e Universidad de Rosario (Argentina), e com a Universidade de Estocolmo e Dalarna, importantes instituições da Suécia, na área de Relações Internacionais. Desenvolveu relevantes projetos de extensão e participou de inúmeras bancas examinadoras. Dedicou-se ao ensino sempre com a convicção de que, através do desenvolvimento da cidadania crítica, a universidade estaria contribuindo para a promoção de uma sociedade mais justa.

O professor Israel construiu uma bela trajetória marcada pelo profissionalismo, pela gentileza, pela elegância no trato com todas as pessoas e pelo respeito a tudo o que produziu e a todos com quem conviveu. Tomou para si o dever de auxiliar na formação de profissionais comprometidos com as boas relações internacionais, sem nunca perder de vista a importância das relações humanas, aquelas do cotidiano, dentro e fora dos muros acadêmicos. Todos os que tiveram a honra de conviver com esse incrível ser humano sentem por essa grande perda.

*Maria Amália Vargas Façanha, ex-assessora linguística da Cori.

Nelcivânia Oliveira Reis, servidora da Cori.