Ter, 27 de junho de 2017, 12:05

Itamar Freitas assume presidência da Fapese
Presidente afirma que espera contribuir com o projeto da universidade de servir cada vez melhor à população

Na última quinta-feira, 22, ocorreu na sala dos Conselhos, na Reitoria, a posse do novo presidente do conselho de administração da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese). Itamar Freitas de Oliveira assume o lugar de Roberto Rodrigues, que ficou 22 meses à frente do órgão.

Confira o álbum de fotos do evento.

Itamar Freitas de Oliveira, novo presidente da Fapese (Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

A mudança da presidência ocorre cerca de um ano após a fundação se transferir de seu antigo endereço na rua Lagarto, no centro de Aracaju, para o prédio do Núcleo de Competência em Petróleo e Gás de Sergipe (Nupeg) no campus de São Cristóvão.

Durante a cerimônia, o reitor Angelo Antoniolli ressaltou que a mudança deve ser vista sempre como um novo momento, e de que a transição de gestão é importante para a democracia. Segundo o reitor, para além dos recursos que pode trazer à universidade, a Fapese tem como maior função viabilizar as políticas públicas da UFS. Segundo ele, a mudança da fundação para o Nupeg não foi em vão, mas para aproximá-la dos pesquisadores. E finalizou lembrando que o sucesso da Fapese é também o sucesso da universidade.

"O sucesso da Fapese é também o sucesso da universidade", afirmou o reitor Angelo Antoniolli.

Itamar Oliveira, novo presidente empossado, disse que espera contribuir com o projeto da universidade de servir cada vez melhor à população. Além disso, espera que as condições do país melhorem e que possa fazer um bom trabalho à frente da Fapese.

“A fundação é como um braço ágil da universidade, ela viabiliza políticas públicas para o estado de Sergipe, gerencia e capta recursos para que a universidade possa cumprir suas funções e suas metas”.

A relação que espera entre a fundação e a UFS é de harmonia, e diz que as instituições já estão trabalhando para isso.

Roberto Rodrigues esteve à frente da Fapese nos últimos 22 meses

Roberto Rodrigues conta que a experiência como presidente do Conselho de Administração do órgão foi muito gratificante, além de ter sido um grande desafio.

“Houve um enxugamento da realidade financeira da Fapese, que saiu de 30 para 19 funcionários e de quatro gerencias para duas. Também passamos a trabalhar ainda mais com estagiários devido à necessidade, mas isso aconteceu com uma equipe boa permanecendo, mudando a lógica de funcionamento, e que fez com que a fundação se mantivesse viva”.

Sobre a gestão de seu sucessor, Roberto Rodrigues diz que espera um bom trabalho, já que, segundo ele, Itamar possui uma boa experiência, tendo passado pela Coordenação de Planejamento e Avaliação Acadêmica (Copac), além de ter atuado na gestão do Centro de Educação Superior a Distância (Cesad).

“Acredito muito que ele continuará nessa ideia da fundação a serviço da sociedade e a universidade contando com a fundação para que as coisas andem e possamos fortalecer a missão da universidade que envolve ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Ter, 27 de junho de 2017, 12:21