Sex, 20 de outubro de 2017, 18:18

Dia do Servidor
Bianca Cidreira Cammarota

Pode ter sido ontem. Pode ter sido há meses ou anos... você ainda deve se lembrar da emoção ao ver seu nome no Diário Oficial da União, na lista de aprovados para ingressar na UFS. No sorriso contido ao assinar o termo de posse. Na expectativa quando entrou na seção a que foi designado. No alívio de ter conquistado o que tanto desejou com tanto esforço. Na satisfação de perceber que alcançou a estabilidade que um emprego público proporciona em contraste com os imprevistos e oscilações do mercado de trabalho no setor privado. No recebimento do primeiro salário.

Enfim... uma nova etapa na vida apenas a começar.

Você ainda se recorda...?

Talvez não. O dia-a-dia traz a familiaridade e o que antes se fazia tão emocionante é agregado à sua vida. A emoção é diluída na rotina.

Contudo, além da vitória pessoal merecidamente galgada por você para sua vida pessoal, alguma vez parou e pensou exatamente o que está fazendo? O que significa o seu trabalho?

Suas pretensões ao se inserir no setor público muito provavelmente se focaram no emprego, salário, estabilidade. Precisamos sobreviver, claro. E é através do trabalho para a grande maioria das pessoas que tal ocorre, gostando ou não das atividades exercidas. Se, antes de estar aqui na UFS como servidor público federal, trabalhou na iniciativa privada, sua produtividade se encontrava dirigida ao lucro do seu patrão. E agora, seu patrão é o Estado?

O patrão é o cidadão, através do Estado.

O cidadão. A pessoa ao seu lado. A pessoa que você encontra na padaria, no shopping, no consultório médico. Ele é seu patrão. Porém, mais do que propriamente patrão, também é o seu público-alvo para servir. Você serve ao próximo...! O seu trabalho é servir ao próximo como cidadão. O lucro de seu serviço é o bem-estar do outro.

Sim, você ouviu tal discurso inúmeras vezes e possivelmente balançou a cabeça, concordando de forma polida, mas não envolvido no real significado de servir ao cidadão. O cidadão que é uma pessoa igual a você, com as necessidades similares às suas. Com as dores parecidas com as suas. Com os sonhos equiparados aos seus. O cidadão é você no rosto do seu próximo.

Talvez você se encontre tão concentrado na sua vida que não tenha se dado conta literalmente que serve ao outro, como também é servido pelo outro. Na profundidade dessa relação, dessa interdependência entre todos nós. Você é um servidor. Você é um cidadão.

Em meio a tantos ataques que o cargo de servidor público sofre, em grande parte injusta, a mágoa, frustração que você sente tende a afastá-lo também do cerne do seu trabalho: servir ao próximo. Afinal, somos humanos e não estamos isentos de tristezas e decepções.

Então, muitos de nós se concentram em princípios próprios do trabalhar bem e com responsabilidade, pois, independente de onde exercem suas funções, no setor privado ou público, possuem essa característica e postura. Outros cumprem exclusivamente o que lhes é destinado. Ainda outros nem isso fazem, encarando o trabalho sem a devida importância e relevância e até com displicência, como se o serviço a ser realizado fosse um favor prestado ao próximo.

Então, quem somos nós? Perdemos a real noção do objetivo de nossos serviços? Sem entrar em tons piegas ou moralistas, temos a função mais nobre dentro de sociedade, seja qual for literalmente nossas atribuições dentro da universidade. Trabalhamos para servir, para retribuir os impostos pagos, para prestar os serviços que desejamos que nos sejam prestados, com educação, com gentileza, com eficiência como profissionais para o bem em comum.

Se perdemos a noção da finalidade de nossa existência como servidores, o que nos tornaremos?

O orgulho de ser servidor se tornou uma lenda entre nós e a sociedade, algo fantasioso e até decrépito. No entanto, ele existe e se encontra interligado ao nosso existir. Não se esqueça, servidor-cidadão, cidadão-servidor de quem você é. Não se esqueça a quem serve. Não se esqueça que seu trabalho se encontra acima de todas as mesquinharias políticas e pessoais.

Não se esqueça que é uma honra ser o que você é.

Bianca Cidreira Cammarota é assistente em administração (DIDEP/DDRH).

Atualizado em: Sex, 20 de outubro de 2017, 18:20