
Aconteceu na tarde desta terça-feira, 29, cerimônia para dar posse a candidatos aprovados em concursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Realizada na Sala dos Conselhos, a solenidade contou com 19 aprovados, empossados pelo reitor Angelo Antoniolli e pela pró-reitora de Gestão de Pessoas Ednalva Caetano.
Dos novos servidores, 16 foram aprovados no último concurso para técnico administrativo, realizado em fevereiro deste ano. Outros dois estavam na lista de espera de outro certame e um professor completou a lista.
De acordo com Ednalva, os cargos são de técnico de laboratório, professor e assistente em administração, sendo este predominante entre os empossados. “Essas posses são muito importantes porque nós temos um déficit muito grande de servidor técnico-administrativo, sobretudo no cargo de assistente em administração. É um cargo ‘coringa’ para nós, que atendemos a todas as necessidades dos departamentos e das pró-reitorias”, informa.

Após o resultado do concurso, foi divulgado um edital de remoção para transferência de servidores entre campi. “As pessoas de cargo semelhante se inscrevem no edital e nós fazemos uma classificação que leva em consideração o tempo na instituição, titulação etc. Os servidores dos campi do interior estão vindo para São Cristóvão e os aprovados no novo concurso estão indo para o interior. Os primeiros colocados são lotados em São Cristóvão e os demais nos diversos campi”, explica a pró-reitora.
Por lei, os empossados têm até 15 dias para se apresentarem aos setores dos quais farão parte. A maioria já entrou em efetivo exercício. É o caso de Antonella Moura, de Porto da Folha, que passou para o cargo de assistente em administração e está trabalhando no Departamento de Economia do campus de São Cristóvão.

Para ela, que cursou Geografia por meio do ensino a distância na Universidade Aberta do Brasil (UAB), fazer parte da UFS sempre foi um sonho. “Nesse momento de crise é difícil ter concurso público, então esse foi muito importante e já que não tive essa experiência presencial, está sendo muito bom fazer parte do quadro da universidade”, destaca.
Assim como Antonella, Sueli Corrêa também está empolgada com a posse. Morando em Sergipe há nove anos, ela vai atuar no campus do Sertão como técnica em alimentos e laticínios. “A bacia leiteira na região de Glória é bem forte e eu já estava estudando algumas coisas sobre queijos, que eu acredito que possa ter uma área no setor de agroindústria bem forte pra gente fazer algumas atividades e experimentos”, revela Sueli.
Ascom
comunica@ufs.br