
O professor do Departamento de Ecologia da UFS (Deco) Sidney Feitosa Gouveia publicou um texto na seção “Working Life” da revista Science (edição desta sexta, 31 de agosto), uma das mais prestigiadas publicações de divulgação científica do mundo.
A seção traz textos de cientistas contando suas experiências na vida acadêmica, seus percalços e trajetórias. Segundo Sidney, são “histórias que possam inspirar outras pessoas a perseguir a carreira científica ou como lidar com situações mundanas na vida de um cientista”.
Ainda segundo o professor, que está à frente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFS, esse é o primeiro texto nessa seção feito por um brasileiro. Ele o nomeou “The detour that became a shortcut” (“O desvio que se tornou um atalho”, em tradução do próprio autor).
“Eu conto como meu desvio da rota acadêmica - trabalhando com gestão de áreas protegidas - terminou me dando algumas habilidades que me serviram de atalho de volta para a academia”, afirma o pesquisador PQ2 do CNPq.
Leia o relato no site da revista (em inglês). A versão em português, também escrita pelo próprio professor, está ao final da matéria.
UFS Ciência

Em março deste ano a seção UFS Ciência do Portal UFS publicou matéria sobre o projeto “Ecophysica – Abordando propriedades fundamentais da biodiversidade global”, liderado por Sidney Gouveia.
A proposta, segundo o professor, é partir de princípios básicos que afetam o que chama de matéria comum e entender os processos ecológicos em escala maior.
“Princípios da termodinâmica e da hidrodinâmica são coisas que afetam os organismos e prova disso é que quando vamos para lugares mais quentes, suamos mais. Isso é reflexo de uma propriedade física básica: se aumenta a temperatura aumenta-se também a evaporação da água e todos os organismos passam por isso”.
Leia a matéria completa aqui.
Mais UFS na Science
Essa não foi a primeira vez que um texto de um pesquisador da UFS é publicado na Science. Na edição de 13 de outubro do ano passado, o professor Marcelo Fulgêncio Guedes, do Departamento de Biologia (DBI) do campus de São Cristóvão, em parceria com o professor André Lincoln Barroso Magalhães, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), publicou o artigo “Brazil’s development turns river into sea” (“O desenvolvimento do Brasil transforma um rio em mar”, em tradução livre).
“Deixamos de falar para interlocutores locais para mostrar o problema para o mundo. Publicar na Science é realizar um trabalho para o mundo inteiro, diferente de outros que têm veiculação menor. É como colocamos no título: o progresso está fazendo com que o rio vire mar”, contou, à época.
Leia a matéria completa aqui.
Luiz Amaro
comunica@ufs.br