Seg, 15 de outubro de 2018, 14:46

15 de outubro: que a esperança vença a apreensão
A educação ensina o valor das liberdades, por vezes tão duramente conquistadas com o suor e com o sangue de tantos

Os professores e as professoras são agentes de transformação. Transformar vidas, com elas partilhando saberes e fazendo-as palmilhar o chão do conhecimento que as deverá levar à preparação para a vida laboral e para o exercício pleno da cidadania. Nada deveria ser mais prestigiado sob todas as formas do que o exercício da docência. Nenhum povo pôde se erguer como Nação sem que passasse por um processo adequado de educação.

Aqueles que defendem programas ou projetos que incitam ao cerceamento das liberdades não deveriam merecer a atenção do povo.

A educação ensina o valor das liberdades, por vezes tão duramente conquistadas com o suor e com o sangue de tantos. Nas fileiras das lutas libertárias, os professores e as professoras sempre ali estiveram. Nas salas de aula, nas ruas, nas trincheiras democráticas, os mestres e as mestras assinaram e assinam seus respectivos pontos, deixaram e deixam as marcas de suas presenças.

Nestes tempos que se apresentam sombrios para o Brasil, mais do que nunca as vozes dos professores e das professoras precisam levantar-se e ser ouvidas. As luzes que eles e elas irradiam devem fulgir como centelhas que rasgam os negros véus da escuridão.

Não devemos esmorecer. 15 de outubro é apenas um dia, mas, é o nosso DIA. Que possamos fazer deste DIA uma nova etapa de luta contra o obscurantismo que se avizinha.

Que a ESPERANÇA, sim, vença a apreensão.

FELIZ DIA DO PROFESSOR E DA PROFESSORA!

FELIZ ETAPA DE LUTA!

Angelo Roberto Antoniolli é reitor da Universidade Federal de Sergipe


Board 953158 1920
Atualizado em: Seg, 15 de outubro de 2018, 15:12
Notícias UFS