Ter, 07 de maio de 2019, 07:53

Governo de Sergipe e UFS realizam encontro para alinhar ações da Residência Pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino
Parceria com a Secretaria de Estado da Educação envolve as pró-reitorias de Graduação e Extensão

O Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizaram encontro para alinhar as diretrizes pedagógicas e de acompanhamento do Programa Residência Pedagógica na Educação Básica do estado. A iniciativa é resultado da parceria institucional da Seduc com a UFS, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex). A reunião ocorreu nesta segunda-feira, 6, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciado nas escolas de educação básica. Na Seduc, o projeto é coordenado pelo Núcleo de Integração entre a UFS e a Educação Básica (Niueb), que tem a missão de intermediar o diálogo entre as escolas com os residentes pedagógicos.


Patrícia Rosalba, coordenadora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS (Fotos: Eugênio Barreto/ASN)
Patrícia Rosalba, coordenadora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS (Fotos: Eugênio Barreto/ASN)

O coordenador do Niueb, professor Paulo Rêgo, destaca que o núcleo assume o compromisso de fazer o acompanhamento das práticas executadas nas 41 escolas das redes estadual, municipais e uma federal de ensino de Sergipe.

“A ideia desse encontro é aproximar nossos professores às ações do programa. A iniciativa tem como objetivo solucionar as dificuldades que os nossos professores têm ao executar projetos na sala de aula. Na prática, os projetos são aprovados pelos coordenadores da universidade, junto com os professores da rede passam a desenvolver essas atividades para atingir nossos alunos em busca da melhora dos índices da educação básica. Nesse intuito, todos saem ganhando, nossos estudantes têm acesso a projetos que estimulam a aprendizagem, e os formandos da universidade têm a oportunidade vivenciar na prática a rotina escolar de uma unidade de ensino”, ressalta.


Paulo Heimar Soto, coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica da UFS
Paulo Heimar Soto, coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica da UFS

Residência Pedagógica

O projeto está presente em 41 escolas. Do total, 30 são unidades da rede estadual de ensino. Ainda participam do projeto 23 docentes orientadores, 70 preceptores (professores da educação básica) e 579 residentes pedagógicos (alunos de licenciatura a partir do 5º período).

Professor Paulo Heimar Souto, o coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica na UFS, conta que o programa cumpre um importante papel na formação de professores e no avanço nas práticas pedagógicas da educação sergipana. “O grande marco do governo com a universidade é permitir esse diálogo acerca desses projetos. É uma incitativa tem a proposta de alinhar teoria e prática de professores e alunos residentes. Nosso objetivo é fazer essa articulação para identificar as possibilidades de unir atividades docentes às políticas públicas do Estado com a Universidade Federal Sergipe”, enfatiza.

Conselho de Educação

Durante o encontro, a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe, professora Luana Boamorte, dialogou com os professores residentes sobre as atribuições do colegiado. “Venho apresentar a estrutura do órgão, as competências, quais as unidades que integram o conselho, qual são os conselheiros, como eles trabalham, ou seja, apresentar um panorama das nossas atividades. O Conselho Estadual de Educação é um órgão que normatiza as ações dentro do sistema, em todas as redes de ensino. Nessa perceptiva de colaboração entre os entes, o conselho vem reconhecer a importância e se somar nessa parceria entre governo e UFS para fortalecer a educação em nosso estado”, finaliza.

Agência Sergipe de Notícias (ASN)


Atualizado em: Ter, 07 de maio de 2019, 08:39
Notícias UFS