Qua, 29 de maio de 2019, 09:35

Novo contrato garante mais 35 especialidades no Hospital Universitário de Lagarto
Ampliação de serviços beneficiará 40 municípios de Sergipe

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo Ferreira, prestigiou nesta terça-feira, 28, a assinatura de contrato entre o Hospital Universitário de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SE). A nova contratualização garante a manutenção do serviço de atendimento de urgência e emergência do HUL e amplia o leque de ações para a assistência ambulatorial com mais 35 especialidades e, posteriormente, com a oferta de cirurgias eletivas.

O Estado de Sergipe é o gestor dos serviços ofertados pelo Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), de modo que são regulados pelo Complexo Regulatório, como serão também as novas modalidades que passarão a ser ofertadas. O novo contrato, segundo o secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, foi construído a partir da leitura das necessidades de saúde da região de Lagarto e do potencial instalado da unidade hospitalar.

Representando o governador Belivaldo Chagas no ato de assinatura, Valberto de Oliveira, destacou a importância da parceria com a Ebserh. “Reconhecemos a importância do Hospital Universitário de Lagarto, não só como um hospital escola, mas como um prestador de serviço para a população que utiliza o Sistema Único de Saúde. É orientação do governador que a secretaria envide todos os esforços possíveis para ampliar e qualificar a oferta, melhorando a saúde dos sergipanos”, declarou.

Durante a assinatura do contrato, o presidente da Ebserh, Osvaldo Ferreira, destacou o papel da Ebserh junto aos hospitais universitários. “Devo dizer que para nós é missão cumprir com a nossa tarefa, que é fazer o bem e fazer o bem prestando assistência de qualidade às pessoas que buscam os nossos recursos para resolverem os seus problemas de saúde. Esta é a missão da Ebserh e louvo a parceria com o governo do Estado, que permite-nos crescer na oferta de serviços”, enfatizou.

Visita ao HU-UFS

Na segunda-feira, 27, o presidente da Ebserh inaugurou as instalações da Agência Transfusional do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), em Aracaju. A partir de junho, a Agência passa da classificação nível I para a nível II, introduzindo serviços como o armazenamento de bolsas de sangue por mais de 24 horas. O ambiente foi climatizado e passou por adequações estruturais, proporcionando mais conforto e atendendo às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a mudança de nível.

Essa foi a primeira visita do presidente Oswaldo Ferreira ao HU-UFS. Na oportunidade, a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, fez uma breve apresentação sobre o hospital, com foco nas ações voltadas ao ensino e pesquisa. “Os nossos principais desafios para 2019 nessa área são o funcionamento do mestrado profissional, o aumento do número de pesquisas no núcleo de pós-graduação relacionadas às necessidades do HU e melhorias na infraestrutura para a graduação e residências”, pontuou a gestora.

Saiba mais aqui sobre a visita ao HU de Aracaju.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Desde 2015, o HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social do HUL com informações da SES-SE


Atualizado em: Qua, 29 de maio de 2019, 09:37
Notícias UFS