Seg, 14 de outubro de 2019, 14:39

Carta aberta ao reitor e à comunidade universitária
Texto de despedida de Iara Campelo Lima da vice-reitoria
Aposentada, Iara deixa a vice-reitoria após três anos na gestão da universidade

"Inicialmente gostaria de agradecer ao professor Ângelo Antoniolli por me encantar e estimular a compor a chapa SOMOS TODOS UFS e, num movimento de comprometimento e implicamento político, social e pedagógico com a Educação, abrimos o diálogo com toda a UFS, apresentando e argumentando nossas propostas. A comunidade universitária aprovou a proposta “SOMOS TODOS UFS“, elegeu-nos, e formamos uma grande ciranda fazendo, do possível o melhor. À comunidade universitária, agradeço pelo compartilhamento na execução das propostas que vêm sendo desenvolvidas reverberando, nesse movimento de construção, o pensar de Paulo Freire: “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”. Aqui, como sujeitos e atores do processo, na afirmação de uma Universidade Pública, Gratuita, Laica, Inclusiva e de Qualidade, reafirmamos nosso propósito e compromisso.

A grande relevância do processo democrático, manifestada no meu discurso de posse, foi o prazer em estar assumindo, como Vice-Reitora, junto ao Prof. Ângelo Antoniolli, uma universidade que, por se fazer inclusiva, garante a Educação enquanto direito rompendo assim com o privilégio de classe, historicamente construído no acesso ao Ensino Superior. Para atender a esse desafio, resgatamos o compromisso assumido desde antes da eleição, e Prof. Ângelo me designou para coordenar a construção do Plano Integrado da UFS.

Essa escrita desvela, no barulho do seu silencio, o encontro no compartilhamento da caminhada, na qual construimos uma teia de diálogos e ações por meio da conjugação de ideias e propostas. Assim, de mãos dadas com as Pró-Reitorias de EXTENSÃO e ASSUNTOS COMUNITÁRIOS/Alaíde Hermínia, GRADUAÇÃO/Dilton Maynard, PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA/Lucindo Quintans, ASSUNTOS ESTUDANTIS/Mário Adriano, PLANEJAMENTO/Kleber Oliveira e ainda, Lianna de Melo Torres, Diretora do Departamento de Licenciatura e Bacharelado DELIB/PROGRAD, Marcos Eugenio/Pesquisador e Dilma Oliveira/ Assessora da vice-reitoria, iniciamos abrindo o diálogo com todos os Conselhos de Centro, Campi, CODAP e BICEN, por acreditar no poder e no implicamento de todos, com o objetivo central do Plano Integrado: “Melhoria da Qualidade do Desempenho”, no entrelaçamento do ensino, pesquisa e extensão. A SEMAC dará vida aos projetos desenvolvidos neste entrelaçamento.

O destaque ao Plano integrado é devido a sua relevância tanto pela problemática identificada no Plano de Desenvolvimento Institucional, como pelo caráter inclusivo da política universitária da UFS. O estabelecimento de uma cultura inclusiva de atuação e o implicamento de todos na construção e efetivação das ações requer um caminhar epistemológico, na formação e prática, que possibilite o pensar, o fazer e o produzir, na e pela diversidade, o que exige o entendimento da interculturalidade como construção multi e interdisciplinar. Com certeza, esse processo só se concretizará plenamente na constância desse caminhar. Então, continuemos caminhando!

Estimados Reitor e amigo Ângelo, e toda comunidade universitária, vamos comemorar comigo o prazer de ter compartilhado da beleza desse capitulo que vivemos juntos, compreendendo que minha aposentadoria, neste momento, foi imposta pelas incertezas políticas. A não permanência no cargo de Vice-Reitora significa respeito ao Reitor, à gestão, e a toda comunidade universitária bem como a minha história de compromisso e seriedade com a Educação.

A permanência de uma vice-reitora aposentada no cargo tem gerado interpretações jurídicas distintas pelos tribunais. Algumas decisões entendem que a aposentadoria implica na perda da condição de elegibilidade, ou seja, resulta no impedimento para o exercício do cargo. Outros julgados divergem. Desse modo não se justifica colocar o exercício da vice-reitoria nesta condição de dubiedade, deixando o pleno exercício do cargo na instabilidade. Portanto a minha permanência seria uma atitude, por mim mesma, considerada imperdoável!

Um momento ímpar vivido na comemoração dos 50 anos da UFS, foi estar Reitora em Exercício e presidir a solenidade de entrega do título de Honoris Causa (in memoria) ao nosso Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, quando, na oportunidade, a viúva Ana Freire emocionada e feliz o representou. Momento historicamente lindo, celebrado e comemorado por toda comunidade universitária, com a Orquestra Sanfônica de Aracaju. A cada música, uma história brotava das lembranças de Ana Freire. Muito obrigada por aquele momento!

Estarei aposentada, mas não ausente, inclusive me dispondo a colaborar na estrutura de ações em desenvolvimento, como o SEMAC, o Fórum sobre a violência de gênero, as Ações Afirmativas, as ações decorrentes do convênio UFS/Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e a inauguração do prédio do Departamento de Libras. Quero agradecer à BICEN e ao CODAP a parceria no trabalho desenvolvido. Não posso deixar de evidenciar a importância das direções dos Centros, Campi e CODAP na construção e efetivação das ações na UFS. Um agradecimento especial a todas as Pró-Reitorias e a toda comunidade universitária! Grande abraço a todos!

Cidade Universitária, Prof. José Aloísio de Campos, 14 de Outubro de 2019.

Iara Maria Campelo Lima"

Atualizado em: Seg, 14 de outubro de 2019, 14:56