Qua, 31 de março de 2021, 12:01

VI Seminário de Gestores aborda a inovação na administração pública
Objetivo foi adotar ações de controle preventivo para melhorar a qualidade da gestão praticada
Com o tema "Reinvente-se: inovando e mudando padrões",  evento aconteceu de forma remota. (fotos: Ascom UFS)
Com o tema "Reinvente-se: inovando e mudando padrões", evento aconteceu de forma remota. (fotos: Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), realizou a 6ª edição do Seminário de Gestores na última terça-feira, 30. A iniciativa tem como objetivo adotar ações de controle preventivo, visando contribuir para melhoria da qualidade da gestão praticada na universidade.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Thais Ettinger, trata-se de um momento de reflexão e aprendizado para todos os que compõem a gestão universitária. "A temática abordada foi voltada para inovação e mudança de padrões, tendo em vista principalmente a pandemia, que trouxe novos desafios também para as atividades de gestão. Os temas foram discutidos e baseados na nova realidade que o gestor está inserido.”, ressalta.


A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da professora Thaís Ettinger, mediou o seminário
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da professora Thaís Ettinger, mediou o seminário

No turno da manhã, a programação envolveu um momento de abertura, com participação da pró-reitora Thaís e do vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, representando o reitor, Valter Santana, e apresentação musical de Ricardo e Rebeca Vieira. A seguir, os participantes assistiram à palestra de Kleber Fernandes de Oliveira, pró-reitor de Planejamento, que falou sobre a importância do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para a UFS.

“O PDI é um conjunto de proposições e orientações para se alcançar um objetivo. O MEC define eixos temáticos que permanecem na proposta atual, como o perfil institucional, o projeto pedagógico institucional, o cronograma de implementação e desenvolvimento da instituição e dos cursos. Funciona não apenas para fazer o diagnóstico, mas também para citar as propostas para os próximos anos”, explica o pró-reitor de Planejamento.


O VI Seminário de Gestores contou com palestras, mesa redonda e apresentação cultural
O VI Seminário de Gestores contou com palestras, mesa redonda e apresentação cultural

Pela tarde, houve uma mesa redonda com a temática ‘O papel e os desafios de um gestor’, ministrada por três participantes: Denise Vieira da Silva, pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Babia (UFBA), que falou sobre as idiossincrasias de um gestor brasileiro; Fernanda Gurgel, assessora da Progep/UFS, que explanou sobre os deveres de um gestor público; e Maíra Bittencourt, diretora de Comunicação da UFS, que abordou sobre ser gestor em épocas de pandemia.

"Às vezes, a falta de diálogo com a equipe pode virar um problema. A comunicação é um ato complexo e, ao mesmo tempo, muito sutil, transbordando na forma de gerenciar pessoas e gerenciar equipes. Nós temos muitos desafios no serviço público, estamos em uma gestão coletiva e gerir coletivamente é importante. É um desafio diário para cada um", afirma Maíra.

Por fim, os gestores que participaram do seminário ouviram Telma Delmondes, consultora em Desenvolvimento Humano e Organizacional, proferir sua palestra com a temática ‘Gestor não trabalha sozinho: incentivo, desenvolvimento e fortalecimento das equipes’.

Adrine Cabral

comunica@academico.ufs.br


Notícias UFS