O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) divulgou o resultado final do edital PPGFI /POSGRAP Nº 01/2021, referente a concessão de bolsas, em nível de Mestrado e Doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. O programa é pioneiro na área de inovação, sendo que a sua proposta institucional foi aprovada em novembro de 2020.
O mestrando Rafael Marllus eos Santos e a doutoranda Maria Jussara Matos Nascimento desenvolverão seus projetos como estudantes regulares em curso de pós-graduação em Física, junto à empresa parceira Invento Geosoluções. Assim, o coordenador e professor Antônio Martins ressalta os benefícios do programa.
“São inúmeros, mas destacamos o aprimoramento da pós-graduação, pesquisa e inovação por meio de projetos de pesquisa conjuntos, entrega de produtos inovadores, melhorias no ensino, aprendizagem e enriquecimento do conhecimento dos alunos e sua empregabilidade”, ressalta o professor.
Antônio Martins acredita que a UFS pode e deve trabalhar em parceria com a indústria e sociedade, para propiciar mestres e doutores altamente qualificados e capacitados para atender às necessidades sociais, tecnológicas e econômicas do mundo moderno.
“A nossa mentalidade pode buscar outras formas de produção acadêmica/tecnológica. Podemos pensar em tornar, produtos desenvolvidos na Universidade, visíveis no mercado e chegando ao usuário final por meio da transferência de conhecimento e até da comercialização. E esse é um dos objetivos da Invento Geosoluções. Tomara que tenhamos muitos outros alunos, professores e parcerias como essa”, ressalta o coordenador.
Ascom
comunica@academico.ufs.br