Qui, 29 de abril de 2021, 13:22

UFS realizou Seminário RP/Pibid/Prolice
O evento, aberto ao público, envolveu centenas de estudantes de licenciaturas
Evento foi transmitido pela TV UFS e contou com a participação de centenas de estudantes de licenciaturas. (foto: Reprodução)

Foi concluído na última quarta-feira, 28, o Seminário RP/Pibid/Prolice: Compartilhando Experiências em Tempos Remotos. O evento foi uma realização da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib), em conjunto com coordenadores dos Programas Institucionais e do Núcleo de Integração UFS e Educação Básica.

A transmissão, que ocorreu pela TV UFS, o canal da UFS no YouTube, abordou o programa de Residência Pedagógica (RP), o Programa Licenciandos(as) na Escola (Prolice) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Durante a abertura do evento, o pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard, destacou que a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seduc) é uma parceira muito importante para o sucesso dos programas. “Para nós, da Prograd, é extremamente positivo, em cerca de um mês de gestão, termos participando de um evento como esse. Os três programas estão consolidados e se mostram fundamentais para o bom andamento das licenciaturas, para conhecimento da realidade das salas de aula. A parceria com a Seduc é fundamental para a continuidade desses trabalhos, pois são programas que precisam sair da fronteira da universidade”, declarou.

Residência Pedagógica

O pró-reitor aproveitou a ocasião para dar boas vindas à professora Ana Azevedo, que teve nome aprovado na última segunda, 26, pelo Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Conepe) da UFS para coordenar a Residência Pedagógica.

Para ela, a UFS tem uma grande responsabilidade e um papel educacional muito forte em Sergipe, especialmente por ser a única universidade pública do estado. “Atualmente temos 456 alunos na Residência Pedagógica, com 19 núcleos, em uma parceria dialógica entre professores, residentes e servidores. Tenho muito entusiasmo por esse programa, pois ensinar e aprender formam um vínculo essencial em nossa vida”, comentou Ana Azevedo, que assumiu a coordenação institucional da Residência Pedagógica na universidade.

Educação Básica

Quem também participou da abertura do seminário foi o professor José Ricardo de Santana, atual secretário executivo da Seduc. “Por muito tempo trabalhei em uma área voltada a projetos científicos, mas esse novo período, na educação básica, tem me mostrado uma dimensão bem diferente em relação ao mundo que a gente vive na universidade. Temos um enorme desafio de melhorar a educação do país, em especial do nosso estado”, disse.

“Hoje a educação básica é um desafio muito grande para o Brasil, que necessita de soluções. É de um esforço conjugado que a gente precisa, por isso a Seduc permanece de portas abertas para projetos da UFS que possam modificar a cara da educação em Sergipe, portanto vemos com bons olhos a criação do programa voltado à educação básica”, pontuou o secretário.

Já o professor Erivanildo Lopes, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), destacou o esforço da UFS para continuar fortalecendo o programa. “O Pibid iniciou em 2007, em 2013 já tinha 62 mil bolsas, mas em 2020 esse número caiu para menos da metade. Ainda assim, a UFS conseguiu ser a sexta instituição do Brasil em número de bolsas para começar o projeto em outubro de 2020”, reconheceu o educador.

O evento, aberto ao público, teve a participação de centenas de estudantes de licenciaturas.

Andreza Azevedo

comunica@academico.ufs.br