Qua, 14 de julho de 2021, 14:06

Professores pesquisadores analisam desafios enfrentados no ensino de ciências da natureza
Os pesquisadores analisam os desafios para enfrentar as desigualdades no ensino de Ciências

O professor Erivanildo Lopes da Silva, do Departamento de Química do campus de São Cristóvão, junto com o professor Tiago Nery Ribeiro, do Departamento de Física do campus de Itabaiana, analisam os desafios para enfrentar as desigualdades no ensino de ciências da natureza, levando em consideração o desempenho das escolas, a formação dos professores e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A área de ciências da natureza é uma das áreas de conhecimento organizada pela BNCC, com o objetivo de investigar situações-problema, aplicando conhecimento das áreas de Ciências Biológicas, Física e Química sobre situações do mundo.

“A sociedade vem sofrendo transformações que a escola parece não acompanhar”, observa o professor Erivanildo Lopes, que atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA).

Citando os resultados dos relatórios do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa) de 2015, o professor explica que “nossos exames sobre o que os estudantes sabem sobre Ciência, Língua Portuguesa e Matemática mostram resultados ruins do ponto de vista da aprendizagem. Nossos alunos sabem cada vez menos sobre Ciências”.

O professor Erivanildo Lopes atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. (fotos: Arquivos pessoais)

Para o professor Tiago Nery, também orientador no PPGECIMA, o grande desafio proposto pela estrutura da BNCC é garantir uma equidade educacional em cada rede de ensino. “O grande desafio para garantir a equidade educacional é promover as condições necessárias para a sua implementação em todo o sistema de ensino, e isso vai desde um programa de formação continuada dos professores até políticas públicas de transformação da educação brasileira, uma transformação que somente ocorrerá quando se efetivar a ideia de direito sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, assegurando um sistema educativo inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades”.

Tiago Nery: "A interdisciplinaridade tem o potencial de permitir um olhar atento às conexões, interações e implicações entre os diferentes campos do saber"

Sobre a interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza, o professor Tiago Nery ressalta a sua importância no processo de aprendizado. “A interdisciplinaridade tem o potencial de permitir um olhar atento às conexões, interações e implicações entre os diferentes campos do saber, favorecendo as redes de significado no processo de aprendizagem.”

Os professores Erivanildo Silva e Tiago Nery participaram de uma mesa redonda sobre suas pesquisas na área conduzida pela professora Ana Maia no podcast SE é Ciência.

Letícia Monalisa - Podcast SE é Ciência