Seg, 19 de julho de 2021, 16:18

Obra debate e analisa metodologias sobre design do livro infantil ilustrado
Publicação foi tema do podcast Sinopse, da Editora UFS, disponível todas as sextas-feiras

Para apresentar caminhos metodológicos de ser chegar a resultados durante a construção de um livro, as professoras Germana Araújo e Yasmin Nogueira, do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade Federal de Sergipe, lançaram a obra “Design do livro infantil ilustrado – ensaios de representatividade”. A obra analisa cinco trabalhos de conclusão de curso (TCC) de alunos durante os últimos dois anos.

Os livros analisados retratam temas como teoria queer, gordofobia, questões raciais e comunicação não violenta, o que chama a atenção para uma particularidade do curso de Design Gráfico da UFS. “Ele está atrelado às ciências sociais por estar dentro do Centro de Educação e Ciências Humanas e isso reflete de alguma forma nos projetos de TCC. São assuntos que atravessam a vida dos alunos, problemas de pesquisa identificados dentro da própria experiência de vida, mas que, ao mesmo tempo, são questões da sociedade de uma maneira geral. Já alunos que desenvolvem outros projetos de outros lugares do Brasil têm uma relação muito maior com tecnologia e não com as pessoas”, explica Germana.

Outro ponto importante é a produção de livros ilustrados por parte dos alunos, o que também não seria tão comum para a área. “Esses livros analisados partiram 100% dos alunos. Idealização, planejamento editorial, escrita e ilustração. Eles poderiam só fazer as ilustrações ou a diagramação da obra, o que já dá um TCC, mas toda a construção do livro foi deles e isso não é recorrente no campo do design”, ressalta a professora Yasmin.


Obra está disponível na Livraria UFS e foi tema do novo projeto da Editora UFS, o podcast Sinopse. (foto: Reprodução)
Obra está disponível na Livraria UFS e foi tema do novo projeto da Editora UFS, o podcast Sinopse. (foto: Reprodução)

De acordo com a professora Germana, isso é fruto de um movimento que vem desde 2011, com a Editora UFS sendo um laboratório para o curso. “Nós temos entendido que a produção editorial tem sido um viés muito desenvolvido dentro do curso. As questões sociais são sempre discutidas nas disciplinas como motivação de produções dos alunos e o livro tem uma relação com a editora, certamente, já que muitos alunos foram bolsistas ou convivem com quem foi bolsista”.

O processo de elaboração da obra começou no ano passo, logo no início da pandemia, porém não foi demorado por conta da familiaridade com os trabalhos analisados. Toda a parte escrita foi dividida e feita de forma colaborativa pelas duas professoras e o projeto gráfico foi desenvolvido pela professora Germana.

As autoras também reforçam que a obra não interessa apenas quem quer trabalhar com livro infantil. “Serve para quem se interessa pela construção de um livro de maneira geral porque mostra muito o processo metodológico e também serve para uma compreensão no sentido acadêmico, de pesquisa. As possibilidades são diversas”, afirma Yasmin.

A ideia é que esse seja o início de uma série de produções do Departamento de Artes Visuais e Design sobre a temática de design do livro. “Design do livro infantil ilustrado – ensaios de representatividade” está disponível na Livraria UFS no formato digital e pode ser adquirido de forma gratuita.

Podcast Sinopse


O podcast Sinopse libera um novo episódio a cada sexta-feira
O podcast Sinopse libera um novo episódio a cada sexta-feira

Pensando em divulgar ainda mais as obras publicadas pela Editora UFS, o podcast Sinopse propõe uma conversa com os autores dos livros e permite que o público tenha acesso a discussões sobre as obras. Para estrear o projeto na última sexta-feira, 16, o primeiro episódio traz como tema a obra das professoras Germana e Yasmin.

O coordenador gráfico da Editora UFS e apresentador do podcast, professor Luis Américo Bonfim, conta que percebeu o potencial do áudio, o que fez com que ele se interessasse pelo formato.

“O podcast é uma mídia muito versátil e acessível a qualquer pessoa. Sem contar que podemos planejar o tamanho da informação que a gente quer dar. A gente consegue fazer um planejamento para dimensionar a quantidade e a qualidade da informação de acordo com o nosso público. Esse trabalho de divulgação dos livros é muito oportuno porque nós lidamos com o texto escrito, mas podemos nos valer muito da oralidade. O dinamismo do formato é muito favorável pra gente”.

A cada sexta-feira um novo episódio do podcast estará disponível. A ideia é contemplar todas as obras do último edital de livros da Editora UFS e, se o projeto tiver um bom retorno, apresentar também outros livros da Livraria UFS.

Os episódios podem ser ouvidos na íntegra pelo Spotify, Anchor e em outras plataformas.

Letícia Nery

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 19 de julho de 2021, 16:35
Notícias UFS