Qua, 11 de agosto de 2021, 09:44

UFS construirá Centro de Biotecnologias da Reprodução Animal
Expectativa é ter uma maior eficiência produtiva associada ao uso de biotecnologias da reprodução animal

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) garantiu a liberação de verba para a construção do Centro de Biotecnologias da Reprodução Animal de Sergipe (CBRepA), que funcionará no Campus Rural da universidade. Com um valor total de aproximadamente R$ 1 milhão para a sua construção, o Centro fornecerá suporte às aulas práticas dos cursos de graduação das Ciências Agrárias, fomentando a melhoria quanti-qualitativa da produção animal e o aumento da rentabilidade de propriedades rurais.

Para a construção do empreendimento, existe uma emenda já liberada do deputado federal Laércio Oliveira (SE) que abrange o valor total da obra, com uma expectativa, de acordo com o diretor do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA) da UFS, Veronaldo Oliveira, de ter uma maior eficiência produtiva associada ao uso de biotecnologias da reprodução animal.


Fotos: Schirlene Reis.
Fotos: Schirlene Reis.

Nesta terça-feira, 10, o deputado, o reitor da UFS, Valter Santana, e representantes de produtores, presidentes de associações, entidades públicas e privadas na área da agropecuária estiveram no Campus Rural da UFS para conhecer de perto o projeto de construção do Centro, já que, com a liberação do recurso, o projeto arquitetônico está sendo finalizado.

Previsão

“O projeto vai para licitação e, pela previsão inicial, até o final de 2022 estaremos inaugurando essa estrutura, que é importante não só para os nossos alunos, já que o Campus Rural é o laboratório das ciências agrárias. Hoje são seis cursos no campus São Cristóvão e quatro no Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória, que vão poder usufruir dessa estrutura, mas o benefício também é para a comunidade, para os produtores”, afirma Veronaldo.


Apresentacaoplateia

“Além do ensino, pesquisa e extensão, temos o importante papel de passar essas tecnologias para os produtores, sejam de Sergipe ou de outros estados. O produtor vai fazer desde o mais simples em termos de melhoramento genético, tendo acesso a cursos de inseminação artificial de bovinos, caprinos e ovinos, até as biotecnologias de ponta, como transferência de embriões, fecundação in vitro. É um marco para Sergipe e para o Nordeste”, comemora o diretor do CCAA da UFS.

Demanda

Ele destaca que o Centro de Biotecnologias da Reprodução Animal de Sergipe atenderá a uma demanda constante e antiga das associações de produtores de bovinos, equinos, caprinos e ovinos por acesso às inúmeras biotecnologias da reprodução disponíveis e adequadas para cada sistema.


Veronaldo Oliveira, diretor do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA).
Veronaldo Oliveira, diretor do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA).

Para o reitor da UFS, Valter Santana, além de atender aos alunos da universidade, o CBRepA servirá também como um ambiente de capacitação permanente de mão de obra qualificada e especializada. “A UFS, nesse novo momento, está querendo cada vez mais se aproximar da sociedade por meio de projetos de extensão, e principalmente da inovação, trazendo resultados que possam contribuir para o desenvolvimento do estado. O apoio, com a liberação da emenda que possibilitará essa construção, é fundamental, para que possamos efetivamente construir os espaços e ofertar os serviços em prol da sociedade. Sem dúvida é um projeto transformador”, pontua.


"Sem dúvida é um projeto transformador", afirma Valter Santana.
"Sem dúvida é um projeto transformador", afirma Valter Santana.

Já o deputado federal Laércio Oliveira se disse impressionado com a amplitude do projeto. “Trata-se não só de auxiliar os estudantes em suas aulas práticas, mas de incentivar a melhoria da reprodução animal em Sergipe”, resume.

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia de apresentação do projeto arquitetônico do Centro de Biotecnologias da Reprodução Animal de Sergipe representantes de associações de produtores e criadores, além de instituições como a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A apresentação do projeto foi realizada pela arquiteta Juliana Brandão, da Divisão de Projetos da UFS.

Andreza Azevedo

Ascom UFS


Atualizado em: Qua, 11 de agosto de 2021, 09:53
Notícias UFS