Sex, 27 de agosto de 2021, 10:00

Curso de Ciências Contábeis investe em qualificação e alcança maior aprovação em Exame de Suficiência no estado
Ações como cursos preparatórios e participação em maratonas contribuíram para crescimento do índice de aprovados

O curso de Ciências Contábeis do Campus de Itabaiana (DCCI), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), obteve o maior índice de aprovados na primeira edição de 2021 do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no estado de Sergipe. A prova, realizada por graduandos e formados, é requisito para a obtenção do registro profissional do Conselho.

Com uma taxa de aprovação de 58,3%, o curso teve mais do que o dobro da média das instituições de Sergipe, que foi de 23%. Superou também a média do Nordeste (16,5%) e a nacional (20%). O relatório estatístico do Exame foi divulgado pelo CFC.

O chefe do DCCI Alex Bertollo atribui o resultado, entre outros aspectos, ao engajamento dos docentes na realização de práticas pedagógicas inovadoras aplicadas. ”O Curso Preparatório para o Exame de Suficiência, que vem sendo realizado todos os anos, a participação do curso na Olimpíada Brasileira de Contabilidade e na Maratona Online de Conhecimento Contábil, são ações que têm fortalecido o estudo dos discentes, sua preparação e a consolidação do conteúdo”, defende o professor.

As ações estimuladas pelo Departamento devolveram o bom desempenho ao curso. Na segunda prova de 2020, a taxa de aprovação tinha sido de 35% (7, dos 20 presentes), enquanto na edição anterior, a primeira de 2020, o índice havia chegado a 80% (12 aprovados, entre 15 que realizaram a prova).

Alex Bertollo reforça também a dedicação dos discentes. “O Departamento aproveita para parabenizar os estudantes que realizaram essa edição do Exame, desejando-lhes sucesso nessa nova etapa da jornada profissional”, pontua.

O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade é realizado duas vezes por ano. O certame da primeira edição de 2021 foi composto por uma prova objetiva, de múltipla escolha, na modalidade presencial.

Atualizado em: Sex, 27 de agosto de 2021, 12:21