
O Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe (DELES/UFS) promoveu nesta quinta-feira, 30, a mesa redonda “BNCC Ensino Médio e o currículo de Sergipe: o lugar da Língua Inglesa no Novo Ensino Médio”. O objetivo foi discutir o novo ensino médio, abordando a área de linguagens, com foco no inglês.
O evento foi coordenado pelas professoras Ana Karina De Oliveira Nascimento e Ana Lúcia Simões Borges Fonseca, com participação e palestra de Isabella Silva Dos Santos, representante da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).
“Tudo isso começou em 2014 com o Plano Nacional da Educação, com metas. E uma dessas metas está ligada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tudo isso de hoje tem um porquê. A educação básica mudou, mas a gente ainda precisa das peças básicas: escola, estudante e professor”, diz Isabella.

A mesa redonda englobou mais de 60 participantes, tendo como público-alvo os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica dos núcleos de Língua Inglesa.
Além das explanações, o evento contou também com um momento de debate. “Eu percebo que nós ainda estamos patinando porque é muito novo. O grande desafio é fazer o alinhamento dos planos e ver de que forma isso vai chegar para a comunidade, como os professores serão capacitados para o novo ensino médio”, ressaltou Renata Moura, uma das participantes.
“Agraço em nome do Pibid Inglês e a todos os presentes”, afirmou a professora Ana Karina, sendo acompanhada pela professora Ana Lúcia: “Esperamos que em breve possamos nos reunir novamente para dar continuidade a pontos mais específicos”.
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br