
O Itaú Cultural Play publicou duas trilhas sonoras do professor João Liberato, do Departamento de Música (DMU). As obras compõem dois filmes de Chico Liberato: Ritos de Passagem, com trilha de 90 minutos, e Amarilis, de 10. As trilhas estão acessíveis de forma gratuita, desde que o interessado realize um cadastro.
Recentemente, o Itaú Cultural selecionou dez filmes para a sua plataforma, que conta com 200 títulos dos mais diferentes períodos e regiões do Brasil. Dentre esses dez selecionados, 4 são filmes de animação do diretor Chico Liberato, que é pai de João e parceiro artístico. E foram justamente dois desses filmes que João produziu as trilhas.

“Se a gente considerar os 200 títulos disponibilizados pelo Itaú Play, possuir 4 nessa lista é uma marca bastante interessante. Chico Liberato é provavelmente o cineasta de animação mais importante da região Nordeste, contando com 2 obras na lista elaborada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema com as 100 animações mais importantes do Brasil. É o único animador brasileiro com 2 filmes nessa lista”, diz João.
Para a UFS, continua João, é muito relevante estar na lista do Itaú Cultural Play. “Porque a criação artística é uma das atividades mais importantes no meio acadêmico, tão importante quanto a pesquisa e o ensino, e esse é um dos motivos pelos quais a UFS vem investindo nessa área nos últimos anos. A universidade pode ser um ambiente muito propício ao desenvolvimento artístico em um nível elevado, e é muito importante que os produtos artísticos dos professores sejam promovidos e divulgados de forma mais ampla e democrática, contribuindo com a cultura do país e fortalecendo positivamente a imagem da UFS”.

Ainda segundo João, Ritos de Passagem e Amarilis constituem dois filmes bastante distintos, com trilhas sonoras igualmente distintas. O primeiro trata-se de um longa-metragem e o segundo, um curta.
Ele detalha sobre a criação das trilhas. “Em primeiro lugar, é preciso considerar que no cinema de animação nós não temos o chamado som-direto, que é o áudio gravado no set de filmagem. Isso cria certa complexidade, pois significa que todos os elementos de áudio da animação precisam ser criados e gravados em estúdio: foleys, ambiências, diálogos, músicas etc.”, diz.
“No Ritos de Passagem eu decidi criar uma paisagem sonora que fizesse o espectador aterrissar no sertão, com seus sons, ruídos e músicas características, e ao mesmo tempo levasse o público a uma viagem imemorial, onde a Grécia antiga e o interior do Brasil se encontram. Na música eu decidi explorar elementos regionais característicos – como o modalismo e a instrumentação tradicional (sanfona, violão, zabumba etc.) – e também elementos que poderiam ser entendidos como mais universais (orquestra sinfônica, sintetizadores etc.). É uma trilha sonora construída no limiar entre esses mundos diferentes, regional, universal, antigo, atual. Até porque os personagens principais, um cangaceiro e um beato, são arquétipos presentes no sertão brasileiro e também em diferentes regiões do mundo, tanto no passado quanto no presente. Vale destacar que a música original dessa trilha sonora foi gravada pela Orquestra Sinfônica da Bahia, fato inédito na história dessa instituição, e isso deu ao filme um colorido sonoro especial, com instrumentos diversos de percussão, sopros e cordas”.

Para o professor da UFS, é preciso destacar a importância do compositor João Omar, que trabalhou junto com ele.
“Para mim tem sido uma honra e uma grande responsabilidade criar as trilhas sonoras desses filmes de animação. Vale lembrar que a grande dificuldade do cinema brasileiro é a distribuição, é chegar ao público. As salas de cinema são dominadas por empresas internacionais há décadas. Isso faz com que um filme superficial como Homem Aranha chegue a ocupar 70% das salas de cinema ao passo que filmes brasileiros com reconhecido valor cultural não conseguem espaço de exibição”, conclui.
Itaú Cultural

O Itaú Cultural, criado em 1987, é uma organização que trabalha com pesquisa, produção de conteúdo, mapeamento e incentivo às manifestações artístico-intelectuais.
Segundo o professor João, o Itaú Cultural Play é, provavelmente, a plataforma de streaming mais importante do cinema brasileiro.
Ascom
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