Seg, 04 de outubro de 2021, 10:32

Professor da UFS tem trilhas sonoras publicadas no Itaú Cultural Play
Obras estão disponíveis de forma gratuita
Fotograma de Ritos de Passagem. (imagens: divulgação/arquivo pessoal))
Fotograma de Ritos de Passagem. (imagens: divulgação/arquivo pessoal))

O Itaú Cultural Play publicou duas trilhas sonoras do professor João Liberato, do Departamento de Música (DMU). As obras compõem dois filmes de Chico Liberato: Ritos de Passagem, com trilha de 90 minutos, e Amarilis, de 10. As trilhas estão acessíveis de forma gratuita, desde que o interessado realize um cadastro.

Recentemente, o Itaú Cultural selecionou dez filmes para a sua plataforma, que conta com 200 títulos dos mais diferentes períodos e regiões do Brasil. Dentre esses dez selecionados, 4 são filmes de animação do diretor Chico Liberato, que é pai de João e parceiro artístico. E foram justamente dois desses filmes que João produziu as trilhas.


Gravação das rezadeiras  de Nova Redenção-BA.
Gravação das rezadeiras de Nova Redenção-BA.

“Se a gente considerar os 200 títulos disponibilizados pelo Itaú Play, possuir 4 nessa lista é uma marca bastante interessante. Chico Liberato é provavelmente o cineasta de animação mais importante da região Nordeste, contando com 2 obras na lista elaborada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema com as 100 animações mais importantes do Brasil. É o único animador brasileiro com 2 filmes nessa lista”, diz João.

Para a UFS, continua João, é muito relevante estar na lista do Itaú Cultural Play. “Porque a criação artística é uma das atividades mais importantes no meio acadêmico, tão importante quanto a pesquisa e o ensino, e esse é um dos motivos pelos quais a UFS vem investindo nessa área nos últimos anos. A universidade pode ser um ambiente muito propício ao desenvolvimento artístico em um nível elevado, e é muito importante que os produtos artísticos dos professores sejam promovidos e divulgados de forma mais ampla e democrática, contribuindo com a cultura do país e fortalecendo positivamente a imagem da UFS”.


Vavá Furquim (esq.), João Liberato e Beto Santana: gravação da música original no Teatro Castro Alves, em Salvador.
Vavá Furquim (esq.), João Liberato e Beto Santana: gravação da música original no Teatro Castro Alves, em Salvador.

Ainda segundo João, Ritos de Passagem e Amarilis constituem dois filmes bastante distintos, com trilhas sonoras igualmente distintas. O primeiro trata-se de um longa-metragem e o segundo, um curta.

Ele detalha sobre a criação das trilhas. “Em primeiro lugar, é preciso considerar que no cinema de animação nós não temos o chamado som-direto, que é o áudio gravado no set de filmagem. Isso cria certa complexidade, pois significa que todos os elementos de áudio da animação precisam ser criados e gravados em estúdio: foleys, ambiências, diálogos, músicas etc.”, diz.

“No Ritos de Passagem eu decidi criar uma paisagem sonora que fizesse o espectador aterrissar no sertão, com seus sons, ruídos e músicas características, e ao mesmo tempo levasse o público a uma viagem imemorial, onde a Grécia antiga e o interior do Brasil se encontram. Na música eu decidi explorar elementos regionais característicos – como o modalismo e a instrumentação tradicional (sanfona, violão, zabumba etc.) – e também elementos que poderiam ser entendidos como mais universais (orquestra sinfônica, sintetizadores etc.). É uma trilha sonora construída no limiar entre esses mundos diferentes, regional, universal, antigo, atual. Até porque os personagens principais, um cangaceiro e um beato, são arquétipos presentes no sertão brasileiro e também em diferentes regiões do mundo, tanto no passado quanto no presente. Vale destacar que a música original dessa trilha sonora foi gravada pela Orquestra Sinfônica da Bahia, fato inédito na história dessa instituição, e isso deu ao filme um colorido sonoro especial, com instrumentos diversos de percussão, sopros e cordas”.


Gravação dos aboiadores de Nova Redenção-BA.
Gravação dos aboiadores de Nova Redenção-BA.

Para o professor da UFS, é preciso destacar a importância do compositor João Omar, que trabalhou junto com ele.

“Para mim tem sido uma honra e uma grande responsabilidade criar as trilhas sonoras desses filmes de animação. Vale lembrar que a grande dificuldade do cinema brasileiro é a distribuição, é chegar ao público. As salas de cinema são dominadas por empresas internacionais há décadas. Isso faz com que um filme superficial como Homem Aranha chegue a ocupar 70% das salas de cinema ao passo que filmes brasileiros com reconhecido valor cultural não conseguem espaço de exibição”, conclui.

Itaú Cultural


Fotograma de Ritos de Passagem.
Fotograma de Ritos de Passagem.

O Itaú Cultural, criado em 1987, é uma organização que trabalha com pesquisa, produção de conteúdo, mapeamento e incentivo às manifestações artístico-intelectuais.

Segundo o professor João, o Itaú Cultural Play é, provavelmente, a plataforma de streaming mais importante do cinema brasileiro.

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Seg, 04 de outubro de 2021, 10:45
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