Seg, 18 de outubro de 2021, 18:37

Pesquisa em Ciências da Religião explora tensões e conflitos envolvendo o gênero musical "missa"
Livro digital foi lançado pela Editora UFS

Quais as correlações possíveis entre a linguagem musical e as linguagens religiosas? E quais os processos de tensão entre formas musicais aceitas nas instituições e novos estilos e técnicas surgidos ao longo da história?

Essas são algumas das perguntas exploradas no livro “Ite, Missa Est: tensões e conflitos na história do gênero musical ‘missa’” (305 pág.), de Carlos Eduardo Calvani, professor do Núcleo de Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe. A obra foi publicada pela Editora UFS.


Pesquisa bibliográfica e fonográfica traz uma série de missas musicadas no Brasil
Pesquisa bibliográfica e fonográfica traz uma série de missas musicadas no Brasil

“A música vem, muitas vezes, reforçar, dar peso às palavras, ao colocá-las numa cadência, num ritmo próprio, cuja força só é perceptível no momento da liturgia, no momento em que é vivido”, diz Calvani, explicando como a música mobiliza os sentimentos na experiência religiosa.

Dividindo essa experiência religiosa em três níveis, Calvani mostra como a música aparece em cada um deles.

“Toda religião nasce com seu mito fundador ou narrativa originária, e daí se desdobra uma narrativa secundária, que normalmente vem numa linguagem filosófica, e paralelamente a isso temos as linguagens marginais, da heresia ou heterodoxia — em todos os três níveis a música aparece: cantando o mito, cantando o dogma, ou a heresia”, pontua.


Ide ist missa

Missas brasileiras

Outro ponto importante da obra é que o autor mapeia, em sua pesquisa bibliográfica e fonográfica, uma série de missas musicadas no Brasil. Calvani conta que descobriu riquezas como “a missa dos quilombos, a caiçara de Kilsa Setti, a missa brasileira de Jean Kleeb e as missas armoriais do Nordeste, além das missas atonais de Arrigo Barnabé”.

Podcast Sinopse

Para saber mais sobre este livro, ouça a entrevista concedida pelo professor Calvani no episódio 14 do Podcast Sinopse, programa que apresenta os lançamentos da Editora UFS em entrevista com os autores. Para baixar o livro gratuitamente, clique aqui.

O autor

Carlos Eduardo Brandão Calvani tem doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), onde também fez mestrado. É bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico de Londrina. É professor no Núcleo de Graduação em Ciências da Religião e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UFS e membro-fundador da Sociedade Paul Tillich do Braisl.

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 18 de outubro de 2021, 18:41
Notícias UFS