Ter, 26 de outubro de 2021, 16:29

Universidade e CGU são parceiras em trabalho para melhorar fluxos da Ouvidoria UFS
Representante da CGU estiveram reunidos com o reitor Valter Santana
Reunião de apresentação aconteceu no Gabinete do Reitor. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Santana, recebeu representantes da Controladoria Geral da União em uma reunião na última segunda-feira, 25. A CGU é parceira da universidade e desenvolverá um trabalho de verificação de procedimentos para melhoria na uniformização de tratamento de manifestações da Ouvidoria UFS.

Os trabalhos têm previsão de início na próxima quarta-feira, 27, e devem durar cerca de um mês. No final, será apresentada uma lista de sugestões para a construção de um plano de ação por parte da UFS.

De acordo com o reitor Valter Santana, o trabalho vai aperfeiçoar os fluxos, já que a controladoria apresentará melhorias a serem feitas. “A expectativa é que tenhamos uma avaliação daquilo que já estamos fazendo e que venham as propostas de melhoria. Como um órgão de controle externo, que a CGU nos faça aperfeiçoar os processos realizados aqui para que a comunidade universitária se beneficie de fluxos mais ágeis e, principalmente, para que tenhamos a proteção e defesa da Universidade Federal de Sergipe”, aponta.

A Ouvidoria da UFS, além dos serviços mais conhecidos, também atua no processo de transparência da universidade. Porém, o grupo de trabalho da CGU vai focar apenas nas demandas de ouvidoria, manifestações recebidas e tratamento dado a cada uma delas.

Segundo o ouvidor da UFS, Marcos Cabral, o objetivo é conhecer, levantar todas as informações e orientar o que for passível de melhoria. “Sem dúvida esse trabalho vai promover a melhoria na qualidade do nosso funcionamento”. Marcos complementa que, ao final, a Controladoria Geral da União apresentará uma lista de sugestões para aperfeiçoar os processos e, por meio dela, a UFS montará o plano de ação.

“A partir desse plano, a administração da universidade se envolverá no sentido do cumprimento das ações voltadas para a melhoria da Ouvidoria. É um trabalho da CGU com a UFS”, explica Marcos.

Colaboração da CGU

A verificação dos procedimentos está sendo feita sob supervisão da Ouvidoria Geral da União (OGU) em pelo menos uma universidade de cada estado brasileiro. Na UFS, o primeiro passo foi realizar essa visita de apresentação da equipe que conduzirá os trabalhos de forma local.

“Com o trabalho, vamos observar pontos de melhoria e indicar fatos em desacordo. No entanto, o principal objetivo é de colaboração. Vamos trabalhar no intuito de passar orientações para melhorar ainda mais o trabalho da Ouvidoria da UFS”, afirma Flávia Santana, auditora de finanças da CGU

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 26 de outubro de 2021, 16:46