Com a proposta de aprimorar a técnica de gestores para lidar com veículos de comunicação, a Superintendência de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (Secom/UFS) promoveu, nos dias 6 e 7 de maio, um media training. O treinamento de mídia reuniu cerca de 40 gestores que atuam no Campus de São Cristóvão e em campi localizados no interior do estado.
Durante o media training foram abordados pontos como a estrutura de comunicação da UFS, os interesses da sociedade e da universidade, comunicação estratégica e como identificar pautas, além de dicas práticas para entrevistas. Houve ainda um momento de aplicação dos conhecimentos nos veículos de comunicação da própria universidade.
Participaram do encontro a vice-reitora Silvana Brêtas, pró-reitores das áreas administrativa e acadêmica, diretores de unidades, superintendentes e profissionais que atuam em pró-reitorias e lidam com veículos de comunicação durante eventuais divulgações realizadas pela universidade, como, por exemplo, editais e serviços prestados para a comunidade acadêmica ou a sociedade em geral.
Para a vice-reitora Silvana Bretas, conhecer o universo da comunicação contemporânea é fundamental para que os gestores públicos cumpram suas funções de levar até a sociedade os resultados do trabalho desenvolvido na universidade. De acordo com ela, a capacitação é de grande importância por se debruçar sobre uma área considerada estratégica.
“Não vamos nos tornar especialistas da comunicação, mas é absolutamente importante que entendamos como ela funciona para que a gente possa contribuir ao máximo com a equipe da Superintendência de Comunicação e que possamos comunicar de forma mais prática, direta com a sociedade, e que a universidade tenha sempre relevância”, observou Silvana Bretas.
A superintendente de Comunicação da UFS, Maíra Bittencourt, também destacou a importância do evento. A gestora lembrou que a ideia do treinamento de mídia é proporcionar familiaridade com as rotinas produtivas da área e que, por este motivo, envolveu profissionais da Assessoria de Comunicação, da TV UFS e da UFS FM.
“Os gestores da universidade têm a demanda de levar para a sociedade aquilo que é feito na instituição. Então, saber, ter familiaridade com técnicas de comunicação e conseguir passar de forma clara o que vem sendo realizado é importante para que a gente consiga entregar mais daquilo que se faz na instituição, seja no âmbito do ensino, da pesquisa e da instituição”, explicou Maíra Bittencourt.
Participando pela primeira vez de um media training, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Eduesley Santana, disse acreditar que as orientações apresentadas na capacitação terão efeito prático imediato na divulgação de informações relativas à área em que atua, como divulgação de editais e de resultados de pesquisas.
“Acredito que esse evento é essencial para instrumentalizar os cargos de gestão da universidade, tendo em vista que a grande maioria, assim como eu, não tinha essa formação prévia para lidar com mídia, por exemplo. Acredito que o media training é essencial, especialmente por conta dos insights que o curso proporciona para a gente”, pontuou Eduesley Santana.
A pró-reitora de Planejamento e Orçamento, Fernanda Esperidião, destacou a qualidade do conteúdo apresentado. “O media training abordou aspectos muito importantes. Um ponto interessante do evento foram os exemplos não só de instituições públicas, mas de instituições privadas. Não só por sermos gestores públicos, mas como cidadãos devemos agir com cuidado e responsabilidade. Isso é muito enriquecedor para a gente”, concluiu Fernanda Esperidião.
Eduardo Almeida - Ascom UFS