Qui, 04 de novembro de 2021, 10:38

UFS realiza recepção simbólica dos atletas que participaram do JUBs 2021
Encontro celebrou o desempenho da UFS na competição universitária
Evento aconteceu na Sala dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Evento aconteceu na Sala dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Na manhã desta quinta-feira, 04, a Universidade Federal de Sergipe realizou uma cerimônia simbólica de recepção dos atletas da instituição que participaram dos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs). As competições aconteceram em Brasília durante o mês de outubro e a UFS conquistou seis medalhas, sendo quatro de ouro de duas de bronze.

Um desses medalhistas foi Izaias Silva, aluno do curso de Engenharia Eletrônica. Ele se consagrou como medalhista de bronze no wrestling (luta olímpica). “Eu tive muita luta e a competição em si demandou bastante esforço, então é muito emocionante ter garantido essa medalha. Conseguir entrar na universidade e poder representar a UFS é um orgulho”, celebra Izaias.


Nathan Santos (esq.) e Izaias Silva foram medalhistas no JUBs 2021
Nathan Santos (esq.) e Izaias Silva foram medalhistas no JUBs 2021

Além dessa medalha, a UFS conquistou quatro ouros na paranatação com o estudante de Direito Lucas Prado e mais um bronze no badminton em dupla com os estudantes Nathan Santos e Matheus Oliveira, dos cursos de Educação Física e Medicina, respectivamente.

Durante o encontro, o reitor Valter Santana parabenizou os competidores e ressaltou o benefício do esporte para a vida dos estudantes. “Não é só o resultado, mas principalmente a prática e fomento que vão engrandecer cada um dos alunos. São essas ações no campo da cultura e do desporto que ajudam a trazer melhorias também no ponto de vista acadêmico. Eles estão de parabéns e quero que saibam que podem sempre contar com a Universidade Federal de Sergipe”, afirma.

A aluna de Astrofísica Laiana Silva vem representando a UFS há quatro anos nos jogos universitários. Atleta de badminton, ela avalia o desempenho durante as competições.


Laiana Silva é aluna de Astrofísica e atleta de badminton da UFS
Laiana Silva é aluna de Astrofísica e atleta de badminton da UFS

"Por conta da pandemia, não estava tendo treino na UFS. Cheguei em Brasília e tive competição já no mesmo dia, o que não me trouxe um bom desempenho. Mas no outro dia eu ganhei todos os jogos que tive e me classifiquei para as quartas de finais. Diante de tudo, acho que foi um resultado muito bom”, explica a atleta.

Estrutura e investimento


UFS conquistou seis medalhas, sendo quatro de ouro e duas de bronze
UFS conquistou seis medalhas, sendo quatro de ouro e duas de bronze

Investindo no bom desempenho dos estudantes, uma série de ações foi realizada pela primeira vez desde que a UFS participa dos Jogos Universitários Brasileiros. Isso foi fruto de um esforço conjunto entre as pró-reitorias de Assuntos Estudantis e de Extensão e o Hospital Universitário (HU-UFS).

Todos os alunos embarcaram com auxílio-viagem previamente pago, seguro médico, testes de covid-19 realizados, dois uniformes de competição e mais um fardamento extra. A logística para que tudo saísse como planejado foi organizada pela Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre).


Recepção contou com representantes dos setores envolvidos na logística do JUBs 2021
Recepção contou com representantes dos setores envolvidos na logística do JUBs 2021

“A avaliação da preparação, planejamento e materialização dessa viagem é muito positiva. A gente considera que esse foi o JUBs do cuidado porque nós tivemos uma atenção muito grande com todos lá e eles disfrutaram muito dessa possibilidade de, dentro da UFS, poder praticar um esporte e representar uma universidade nesse contexto”, ressalta o coordenador da Copre, Randy Nascimento.

O coordenador da Copre e o próprio pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes, acompanharam as competições presencialmente para oferecer suporte aos alunos. “A política estudantil fez parte da minha vida e fico muito feliz quando vejo pessoas somando forças para ajudar a desenvolver o que estamos propondo, pensando em implementar o que for melhor para a universidade. Esse momento é para celebrar”, diz o pró-reitor.

Letícia Nery – Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 04 de novembro de 2021, 13:20
Notícias UFS