Seg, 29 de novembro de 2021, 09:35

Termina 7ª Semana Acadêmico-Cultural da UFS
Encerramento aconteceu quarta-feira, 24
Fotos: reprodução.
Fotos: reprodução.

Na última quarta-feira, 24, foi o último dia da 7ª edição da Semana Acadêmico-Cultural (Semac), que deu início no sábado, 20, com o tema “Os desafios da educação superior no pós-pandemia”. O evento foi coordenado pela professora Karina Sposato e foi transmitido pelo canal da TV UFS no YouTube.

Painel dos Observatórios Sociais da UFS


Semac josenito

O Painel dos Observatórios Sociais da UFS tratou sobre o Censo 2022 do IBGE e do estado de Sergipe e aconteceu na manhã de quarta-feira. O evento teve a participação do pós-doutor em Engenharia Mecânica e assessor do censo 2022 David Monteiro Dias.

“Me sinto honrado em estar falando com toda a comunidade sergipana e acho que este convite veio a calhar, pois, além de estarmos preparando essa operação de domínio público brasileiro e necessária para todas as esferas do planejamento, ela é integralmente custeada com o erário, então considero essa operação como uma operação de todos os brasileiros, e este é o momento de a gente conversar como ela funciona, explicar como as entidades podem colaborar na administração estadual e municipal e explicar como os resultados devem ser utilizados”, disse David.

Também houve a participação do secretário de Planejamento de São Cristóvão Josenito Oliveira.

Fórum de Integração de Saberes (FIS)


Semac militar

Ainda durante a manhã aconteceu o Fórum de Integração de Saberes dos Observatórios Socias que tratou sobre a temática “Gestão do enfrentamento da violência contra a mulher no estado de Sergipe”. Contou com a presença dos seguintes nomes: comandante da Ronda Maria da Penha da PM Fabíola Góis, coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTQIA+ da Secretaria de Segurança Pública Helenilton Dantas, fundadora e presidente da Unidas Fabíola Taylor, diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS (Delib) Patrícia Rosalba e o chefe do Departamento de Direito Ubirajara Coelho Neto também.

“É uma grande satisfação dar início ao Fórum de Integração de Saberes, uma iniciativa dos Observatórios Sociais da UFS. Os observatórios são uma instância criada por uma resolução, a de n° 39/2018, do Conselho Superior (Consu), para instituir um espaço de integração da universidade com a sociedade sergipana. E nessa perspectiva nós estamos hoje realizando o segundo fórum”, afirmou a professora Karina Sposato.

8º Encontro de Iniciação à Extensão (EIX)


Semac observat rios

À tarde, aconteceu a Certificação de Projetos de Destaques em Extensão, iniciativa do 8° Encontro de Iniciação de Extensão (EIX), evento que tem o intuito de integrar a UFS com a sociedade sergipana.

A apresentação cultural ficou por conta do coletivo “Nosso Som", projeto de extensão da UFS que busca estimular a produção musical do estado e levar arte a todos os lugares.

Na apresentação foi contada a história de alguns nordestinos como a Clemilda - cantora alagoana que viveu em Sergipe - e Paulo Freire - pernambucano que se tornou um dos nomes mais citados em trabalhos acadêmicos no Brasil e no mundo.

Depois, ocorreu as apresentações de projetos de extensão dos campi do Sertão e Lagarto para, por fim, como forma de acolhimento de todos os outros projetos, foi aberto um espaço para a apresentação dos projetos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), que não pôde ser apresentado na segunda-feira.

Confira os destaques da abertura e do penúltimo dia da Semac.

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 29 de novembro de 2021, 10:19
Notícias UFS